Com Al-Hilaal começa e acaba o Ramadão

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Não se pode afirmar a data correcta acerca do começo do Ramadão até que Al-Hilaal (crescente, lua nova) seja avistado a “olho nu” como indica assim o Alcorão e a Sunnah! Assim como o Eid, que só é anunciado quando Al-Hilaal do Mês de Chawwaal for avistado. 

É mustahabb (recomendável) tentar avistar Al-Hilaal, de modo a estar no lado seguro em relação ao jejum e assim, evitar disputas. 

O Profeta صلى الله عليه وسلم encorajou a tentar avistar Al-Hilaal. 

Ibn Umar رضي الله عنهما relatou que o Profeta ﷺ disse: 

الشَّهْرُ تِسْعٌ وَعِشْرُونَ فَإِذَا رَأَيْتُمُ الْهِلاَلَ فَصُومُوا وَإِذَا رَأَيْتُمُوهُ فَأَفْطِرُوا فَإِنْ غُمَّ عَلَيْكُمْ فَاقْدِرُوا لَهُ ‏ 

O mês [do Ramadão] pode consistir em vinte e nove dias; então, quando vocês virem Al-Hilaal, jejuem e quando vocês virem [novamente Al-Hilaal do mês de Chawwaal], quebrem [o jejum], e se o céu estiver nublado para vocês, calculem-o (isto é, completem trinta dias).

Fonte: Sahiih Muslim (no.1080).

O Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse: 

الشَّهْرُ تِسْعٌ وَعِشْرُونَ لَيْلَةً، فَلاَ تَصُومُوا حَتَّى تَرَوْهُ، فَإِنْ غُمَّ عَلَيْكُمْ فَأَكْمِلُوا الْعِدَّةَ ثَلاَثِينَ ‏ 

O mês pode ser 29 noites (ou seja, dias); portanto, não jejuem até avistarem [Al-Hilaal], e se o céu estiver nublado, então completem [Cha’baan] com trinta dias.

Fonte: Sahiih Al-Bukhaari (no.1907).

  • O primeiro hadiith ordena o jejum do mês de Ramadão quando Al-Hilaal é avistado ou quando o mês de Cha’baan é completado com trinta dias, e ordena terminar o jejum quando Al-Hilaal de Chawwaal é avistado, ou quando o Ramadão é completado com trinta dias. 
  • O segundo hadiith proíbe o jejum do Ramadão antes que Al-Hilaal seja avistado ou antes que Cha’baan tenha sido completado [se estiver nublado]. 

De Abu Hurayrah رضي الله عنه que o Profeta ﷺ disse: 

الصَّوْمُ يَوْمَ تَصُومُونَ وَالْفِطْرُ يَوْمَ تُفْطِرُونَ وَالأَضْحَى يَوْمَ تُضَحُّونَ 

O jejum é o dia em que as pessoas jejuam, e o quebrar o jejum é o dia em que as pessoas quebram o jejum e o sacrifício é o dia em que as pessoas sacrificam. 

Fonte: Sunan At-Tirmidhii (no.697); Autenticado por Chaikh Al-Albaani em As-Sahiihah (no.224). 

Imaam At-Tirmidhii [morreu 275H] رحمه الله disse: 

Alguns Sábios explicaram isso como: ‘O significado disto é jejuar e quebrar o jejum junto com a Jamaa’ah e a maioria das pessoas.’

Fonte: Charh Jaamiut-Tirmidhi (3/445).

O Comité [dos Grandes Sábios] da Arábia Saudita disse: 

O obrigatório é jejuar quando é confirmado que Al-Hilaal tenha sido avistado, mesmo que tenha sido avistado por apenas um muçulmano de confiança, como o Profeta ﷺ deu ordens para jejuar quando um beduíno (pessoa do deserto) testemunhou que ele tinha avistado Al-Hilaal [do Ramadão]. Em relação à interpretação do hadiith: ‘Não jejuem até verem Al-Hilaal [do Ramadão] e não quebrem o jejum até verem Al-Hilaal [do Chawwaal]’, como significado que nenhum indivíduo deve jejuar até que aviste Al-Hilaal por si mesmo, está incorreto, porque o hadiith indica que [todos] devem jejuar quando for confirmado que Al-Hilaal tenha sido avistado, mesmo se tenha sido avistado por apenas um muçulmano de confiança.

Fonte: Fataawaa Al-Lajnah Ad-Daa’imah (10/94).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

568 Visualizações
Partilha!

Next Post

A Essência do Jejum 

Qua Abr 14 , 2021
Chaikh Saalih Al-Fawzaan حفظه الله (que Allah o preserve) disse:  “O jejum é algo amado por Allah تعالى e devido a isso é obrigatório à pessoa em jejum que rectifique a sua intenção, fazendo assim o seu jejum sinceramente para Allah. E ela deve ter a intenção de se aproximar de […]