Cooperação sobre a retidão e piedade!

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Allah – O Altíssimo – disse:

وَتَعَاوَنُوا عَلَى الْبِرِّ وَالتَّقْوَىٰ ۖ وَلَا تَعَاوَنُوا عَلَى الْإِثْمِ وَالْعُدْوَانِ

“E ajudem-se [em cooperação] uns aos outros sobre Al-Birr (reverência, retidão) e At-Taqwaa (piedade, temer Allah); mas não se ajudem mutuamente sobre o pecado e a transgressão.”

[Suurah Al-Maa’idah: 2]

Ibnul Qayyim رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:

“Este versículo contém todos os Masaa’il [assuntos benéficos] para os servos (de Allah) nos seus assuntos da vida mundana e os assuntos relacionados à Outra Vida – seja entre eles ou entre eles e o seu Senhor (Allah); pois, na verdade, todo servo [de Allah] se encontra dentro de duas circunstâncias e obrigações – seja [obrigado] a cumprir as obrigações devidas a Allah ou as obrigações devidas à criação de Allah. Quanto às obrigações para com a criação, elas incluem a associação [justa], companheirismo, ajudando uns aos outros sobre o que Allah ama e em obediência a Allah, e esse é o objetivo por detrás da procura da felicidade e sucesso na vida após a morte. Não pode haver felicidade na vida após a morte, excepto através de Al-Birr [reverência, retidão] e At-Taqwaa [piedade, temer Allah], pois isso é a base de todos os assuntos da religião.

Quanto à Taqwaa, a sua realidade é agir em obediência a Allah baseado na Fé (Imaan) em Allah e na esperança da Recompensa de Allah; cumprir o que Allah ordenou baseado em ter Fé naquilo que Allah ordenou e afirmando a recompensa que Allah prometeu; abandonar o que Allah proibiu com base na crença de que Allah o proibiu e assim temendo o castigo de Allah, como Talq Bin Habiib رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: 

Quando Fitnah (tribulação) ocorrer, extinga-a (elimina) com At-Taqwaa.

Então as pessoas disseram: ‘O que é At-Taqwaa?’ Talq bin Habiib رحمه الله disse: 

Agires em obediência a Allah sobre a luz de Allah [ou seja, Fé, sinceridade etc] e esperando a recompensa de Allah. E abandonares a desobediência a Allah sobre a luz de Allah [ou seja, Fé, sinceridade etc] temendo a punição de Allah.

Este é o melhor do que foi dito sobre At-Taqwaa, pois de facto, tem que haver um objetivo por detrás de cada ação. Um acto não pode ser considerado um acto de obediência a Allah e que aproxima o servo de Allah até que seja baseado na Fé, de modo que o que leva ao desempenho desse acto é exclusivamente devido à Fé – nem costumes [não-islâmicos] nem [maus] desejos, nem a procura de louvor nem posição (social) e outras coisas fora disso; em vez disso, deve ser baseado exclusivamente na Fé. O objetivo por detrás disso deve ser alcançar a recompensa de Allah e procurar a satisfação (agrado) de Allah – O Altíssimo.”

Fonte: Badaa’i At-Tafsiir Al-Jaamih Limaa Fassarahu Al-Imaam Ibnul Qayyim Al-Jawziyyah (1/ 307-311).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

580 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A Niyyah (Intenção)...

Qui Jun 25 , 2020
Chaikh Abd Ar-Razzaaq Al-Badr حفظه الله (que Allah o preserve) disse: “A Niyyah (intenção) é às vezes aplicada para significar Niyyah Al-Amal [intenção que uma pessoa faz para efectuar uma ação específica] e às vezes é Niyyah Al-Ma’muul lahu [a intenção de uma pessoa em relação para quem ela pretende realizar uma determinada […]