Ammaar bin Yaasir رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:
مَنْ صَامَ الْيَوْمَ الَّذِي يَشُكُّ فِيهِ النَّاسُ فَقَدْ عَصَى أَبَا الْقَاسِمِ ﷺ
Quem jejua no dia em que há dúvida (Yaum Ach-Chak), certamente desobedeceu a Abal-Qaasim ﷺ (ou seja, o Mensageiro de Allah ﷺ).
Fonte: At-Tirmidhii (no.686) e An-Nasaa’i (no.2188); Hadiith Sahiih de acordo com Chaikh Al-Albaani.
Chaikh Ibnul Uthaymiin رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse [como comentário do hadiith]:
Os Sábios رحمهم الله divergiram sobre essa proibição (isto é, antecipar o Ramadão jejuando um ou dois dias) e se isso significa que é haraam ou makruuh (detestado). A opinião correta é que é haraam, especialmente no dia em que há dúvida (Yaum Ach-Chak).
Fonte: Charh Riyaadh As-Saalihiin (5/280).
Os Sábios do Comitê Permanente disseram sobre o Yaum Ach-Chak (dia da dúvida):
A Sunnah indica que é haraam jejuar neste dia.
Fonte: Fataawaa Al-Lajnah Ad-Daa’imah (10/117).
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.