Nem todos devem sair em busca do conhecimento…

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Allah – O Altíssimo – disse:

فلولا نفر من كل فرقة منهم طائفة ليتفقهوا في الدين 

ولينذروا قومهم إذا رجعوا إليهم لعلهم يحذرون

De todo o grupo (tropa) dentre deles, só um partido deve sair, que eles (que são deixados para trás) possam obter instruções (conhecimento) na religião (Islâmica), e que assim possam alertar o seu povo quando retornarem a eles, para que eles possam tomar cautela (do mal). 

[Surah A-Tawbah: 122]

Este versículo foi explicado com dois significados, o primeiro significado, é que nem todas as pessoas devem sair (ou seja, viajar) em busca do conhecimento, caso contrário, todas as pessoas abandonarão as necessidades benéficas da vida mundana. Portanto, um grupo deve preocupar-se com as necessidades benéficas da vida mundana e outro grupo sai (viaja) em busca do conhecimento, em seguida, eles retornam a seu povo para ensinar-lhes o que eles aprenderam da religião de Allah e do conhecimento da revelação divina, com a qual Muhammad صلى الله عليه و سلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre ele) foi enviado.

Foi relatado num hadiith narrado por Malik Ibn Huwairith que um grupo do seu povo foi até ao Profeta صلى الله عليه وسلم e ficou com ele durante vinte dias e vinte noites…o hadiith como o que se segue:

Narrou Maalik رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com ele):

Viemos até ao Profeta  صلى الله عليه وسلم e ficamos com ele por vinte dias e vinte noites. Todos nós éramos jovens e mais ou menos da mesma idade. O Profeta صلى الله عليه وسلم foi muito gentil e generoso (connosco). Quando ele percebeu o nosso anseio por nossas famílias, ele perguntou sobre as nossas casas e as pessoas de lá, e nós o informamos. Então ele pediu-nos para voltarmos aos nossos famíliares e ficar com eles e ensiná-los (a religião) e ordená-los a fazer as coisas boas.
[Sahiih Al-Bukhaari no.631]

Fonte: Marhaban Yaa Taalibal Ilm de Imaam Rabii Al-Madkhali حفظه الله (páginas: 128-129).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

561 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A Tirania dos Governantes é uma Indignação de Allah!

Seg Jun 15 , 2020
Al-Hasan Al-Basrii رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: Saibas – que Allah te perdoe – que a tirania dos reis (governantes) é uma indignação (niqmah) entre as indignações de Allah – O Altíssimo. E as indignações de Allah não devem ser enfrentadas com a espada, mas elas devem ser […]