O Veridicto de orar numa mesquita na qual há uma sepultura.

Chaikh Ibnul Uthaymiin رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) foi questionado sobre orar numa mesquita na qual há uma sepultura, e respondeu o seguinte:

Orar numa mesquita na qual há uma sepultura, divide-se em duas categorias:

  1. Ou a sepultura estava lá antes da mesquita, e a mesquita foi construída sobre a sepultura. É essencial evitar essa mesquita e não rezar nela, e quem a construíu deve derrubá-la; se ele não o fizer, então as autoridades muçulmanas o devem fazer;
  2. Ou a mesquita estava lá antes do túmulo, e o falecido foi enterrado depois que a mesquita foi construída. Nesse caso, a sepultura deve ser desenterrada e os restos retirados e enterrados no cemitério. Quanto ao rezar em tal mesquita, é permissível desde que a sepultura não esteja na frente do adorador, porque o Profeta صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre ele) proibiu a oração na direção das sepulturas.

Em relação à sepultura do Profeta صلى الله عليه وسلم que está incorporada na sua mesquita, é bem conhecido que a Mesquita do Profeta صلى الله عليه وسلم foi construída antes da sua morte, e não foi construída sobre a sua sepultura. Também é bem sabido que o Profeta صلى الله عليه وسلم não foi enterrado na mesquita, mas ele foi enterrado na sua casa, que era separada da mesquita. 

Na época de Al-Waliid ibn Abd Al-Malik, ele escreveu para o seu governador em Al-Madiinah, que era Umar ibn Abd Al-Aziiz ‎رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele), em 88H, ordenando-lhe que desmantelasse a Mesquita do Profeta صلى الله عليه وسلم e acrescentasse a ela o quarto da esposa do Profeta صلى الله عليه وسلم. Umar reuniu os Sábios e os Fuqaha, e leu a carta de Al-Waliid para eles. Isso lhes causou aflição, e eles disseram: ‘Deixem como está (a Mesquita), é melhor.’ 

E foi narrado que Sa’iid Ibn Al-Musayyib denunciou a incorporação do quarto de Aaicha na mesquita, como se ele temesse que a sepultura seria tomada como um local de culto.

Umar escreveu uma carta para esse efeito a Al-Waliid, e Al-Waliid ordenou que ele cumprisse as suas instruções, de modo que Umar não tinha outra escolha. 

Então vês que a sepultura do Profeta صلى الله عليه وسلم não foi colocada na mesquita, e a mesquita não foi construída sobre ela, então não há motivos para aqueles que tentam citar isso como evidência de que as pessoas podem ser enterradas dentro das mesquitas ou que as mesquitas possam ser construídas sobre túmulos.

Foi narrado que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse: 

Que a maldição de Allah esteja sobre os judeus e os cristãos; eles tomaram as sepulturas dos seus profetas como locais de adoração.

Ele صلى الله عليه وسلم disse isso quando estava a morrer, como uma advertência à sua Ummah, contra fazer o que os judeus e cristãos fizeram. 

Quando Umm Salamah رضي الله عنها (que Allah esteja satisfeito com ela) informou o Profeta صلى الله عليه وسلم sobre uma igreja que ela tinha visto na Etiópia e as imagens nela, Ele صلى الله عليه وسلم disse: 

Se um homem piedoso dentre eles morresse, eles construiriam um local de culto sobre a sua sepultura. Eles são os mais malignos dentre as pessoas perante Allah.

E foi narrado por Ibn Mas’uud  ‎رضي الله عنه que o Profeta صلى الله عليه وسلم disse:

Entre as pessoas mais malignas a quem a Hora virá (quando ainda estiverem vivos) são aquelas que tomam as sepulturas como lugares de culto.

[Narrado por Imam Ahmad (no.4123); com uma boa Isnaad]

O crente não deve seguir os caminhos dos judeus e dos cristãos, ou estar entre as mais malignas das pessoas.

Fonte: Majmuu Fataawa Chaikh Ibnul Uthaymiin (volume: 12 – pergunta no.292).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

526 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Um argumento utilizado por aqueles que adoram as sepulturas...

Ter Jun 23 , 2020
Chaikh Abd Al-Aziiz Ibn Baaz رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: “Há um argumento utilizado por aqueles que adoram as sepulturas, ou seja, o facto de que a sepultura do Profeta صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre ele) está na sua mesquita. A resposta a isso […]