Quatro Princípios da Adoração

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Imaam Ibnul Qayyim ‎رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: 

‘Só a Ti adoramos...’  
[Suurat-ul-Faatihah: 5] 

É construído sobre quatro princípios: Averiguando o que Allah e Seu Mensageiro صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele)‎ amam e estão satisfeitos com, de [1] os ditos dos coração e [2] da língua; e [3] as ações do coração e [4] dos membros.

Então Al-Ubuudiyah [Adoração, servidão e escravidão a Allah] é um termo abrangente para todos esses estágios. Aquele que os efectua em facto efectuou: ‘Só a Ti adoramos.’

1 – Os ditos do coração: É a I’tiqaad (crença) no que Allah – O Mais Perfeito – informa sobre o Seu Ser; Quanto aos Seus Nomes, Seus Atributos, Suas Ações, Seus Anjos e tudo o que Ele ‎سبحانه وتعالى enviou sobre a língua de Seu Mensageiro صلى الله عليه وسلم (isto é, a Revelação).

2 – Os ditos da língua: é informar e transmitir (o que Allah ‎‎عز وجل revelou), chamar à verdade e defendê-la, explicar as falsas inovações que se opõem a ela (isto é, à verdade), estabelecer a Sua lembrança e transmitir o que ordena.

3 – A ação do coração: tal como o amor por Ele – O Altíssimo, confiança nEle, arrependimento para Ele, ter medo e esperança nEle, tornando a Religião pura e sinceramente para Ele, tendo paciência naquilo que Ele ordena e proíbe, tendo paciência com o que Ele decreta e fica satisfeito com isso, tendo amizade e inimizade por amor a Ele, humilhando-se diante dEle e tendo humildade para Ele, tornando-se tranquilo com Ele.

As ações dos membros sem a ação do coração é de pouco benefício, se algum benefício em tudo.

4 – A ação dos membros: Tal como a Reza e Jihaad, atendendo a oração da Jumu’ah e estando com o Jamaah, ajudando aqueles que são necessitados e praticando a bondade para com a criação, e fora disso.”

Fonte: Madaarijus Saalikiin (1/100-101).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

637 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Testemunho de Fé no momento da morte...

Sex Jun 5 , 2020
Imaam Ibnul Qayyim ‎رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: “O Testemunho de Fé, isto é, testemunhar que ‘Não há nenhuma divindade com o direito de ser adorada, excepto Allah’, no momento da morte, elimina as más ações. Isso porque, quem o pronuncia no momento da partida deste mundo […]