Virtudes da Jumu’ah (Sexta-Feira)

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Muitos Ahaadiith foram narrados do Profeta صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre ele) que explicam as virtudes da oração da Jumu’ah. Por exemplo:

1 – Expiação de pecados:

Abu Hurayrah رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه  وسلم disse: 

As cinco orações diárias, e de uma Jumu’ah até a próxima, é uma expiação dos pecados que surgem entre as duas, desde que não cometa nenhum pecado grave.

Fonte: Sahiih Muslim (no.233).

Foi narrado de Abu Hurayrah رضي الله عنه que o Profeta صلى الله عليه وسلم disse:

Quem quer que faça Al-Ghusl (purificação ritual) e venha à Jumu’ah, e ora tanto quanto Allah decreta para ele e escuta atentamente até que o khutbah (sermão) termine, depois ora com ele (o Imaam), será perdoado por seus pecados entre essa Jumu’ah e a próxima Jumu’ah e mais três dias.

Fonte: Sahiih Muslim (no.857).

Al-Nawawii رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse na sua explicação de Sahiih Muslim (no.857):

Os Sábios disseram que o que significa ser perdoado entre as duas Jumu’ahs e mais três dias é que uma boa ação vale dez como essa, então ele será recompensado com dez hasanas por cada uma das boas ações que ele fez na Sexta-feira. Alguns dos nossos companheiros disseram: ‘O que se entende por entre as duas Jumu’ahs é da oração da Jumu’ah e do khutbah até à mesma hora na sexta-feira seguinte, de modo que serão sete dias, nem mais nem menos, em seguida, três dias são adicionados, totalizando dez.’

2 – Em chegar cedo à Jumu’ah há uma grande recompensa:

Abu Hurayrah رضي الله عنه que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:

Quem faz Al-Ghusl na sexta-feira como Al-Ghusl da Janaabah, e vai para a oração na primeira hora (isto é, cedo), é como se ele sacrificasse um camelo; quem quer que vá na segunda hora, é como se ele sacrificasse uma vaca; quem quer que vá na terceira hora, é como se ele sacrificasse um carneiro com chifres; quem vai na quarta hora, é como se ele tivesse sacrificado uma galinha; e quem entra na quinta hora é como se ele oferecesse um ovo. Quando o Imaam sai (isto é começa com o khutbah), os anjos vêm para ouvir o khutbah.

Fonte: Al-Bukhaari (no.881); Muslim (no.850).

3 – Se uma pessoa caminhar para a oração da Jumu’ah, por cada passo ele terá a recompensa de jejuar e orar por um ano:

Foi narrado a partir de Aws ibn Aws Al-Thaqafi رضي الله عنه que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:

Quem faz Al-Ghusl na sexta-feira e faz a sua esposa fazer Al-Ghusl e sai cedo (para a Jumu’ah), e vem perto do Imaam e escuta e fica atento, por cada passo que ele dá, ele terá a recompensa de jejuar e orar por um ano.

Fonte: A-Tirmidhi (no.496); Classificado sahiih por Al-Albaani em Sahiih A-Tirmidhi (no.410).

Ibn al-Qayyim رحمه الله disse:

‘Faz a sua esposa fazer Al-Ghusl’ significa ter relações sexuais com a sua esposa. Foi assim que foi interpretado por Wakii.

Fonte: Zaad Al-Ma’aad (1/285).

Compilado e Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

676 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Os Períodos de Tempo - No Dia de Jumu’ah - Durante os quais as Súplicas são Respondidas

Qui Jun 25 , 2020
Imaam Abdul Aziiz Ibn Baaz رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) afirmou que foi transmitido em algumas das narrações por Imaam Muslim رحمه الله que é período de tempo em que o Imaam fica no Minbar no Dia de Jumu’ah até que o Salaah (Oração) termine. Isto é o que foi transmitido no […]

Talvez do seu interesse...