O dito do Profeta ﷺ está acima do dito de fulano!

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Chaikh Abd Ar-Rahmaan Ibn Hasan Ibn Muhammad Ibn Abdil-Wahhaab رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) comentou o dito de Ibn Abbaas رضي الله عنهما (que Allah esteja satisfeito com os dois) dizendo: 

Pedras estão prestes a cair do céu sobre ti. Eu digo: O Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele) disse… e tu dizes: ‘Abu Bakr e Umar disseram?!’

“… Este dito de Ibn Abbaas ‎رضي الله عنهما foi uma resposta àqueles que lhe disseram: ‘Abu Bakr e Umar رضي الله عنهما  não eram da opinião de unir Umrah com Hajj (At-Tamattu), e eles afirmaram que realizar somente o Hajj (Al-Ifraad) é melhor, ou algo assim…’

Então, em resumo, foi por causa disso que Ibn Abbaas رضي الله عنهما disse [quando eles debateram o hadiith com a opinião de Abu Bakr e Umar]: ‘Pedras estão prestes a cair do céu sobre ti…’”

E Imaam Ach-Chaafi’ii رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:

Os sábios concordam, em consenso, que quem quer que seja que a Sunnah do Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم se torne clara para ele, então não é para ele deixar a Sunnah pela palavra de alguém.

E Imaam Maalik رحمه الله disse:

Não há nenhum de nós, excepto que ele refuta e é refutado, excepto para o ocupante desta sepultura [O Profeta] صلى الله عليه وسلم.

Assim, o dito de Ibn Abbaas رضي الله عنهما mostra que, quem recebe uma prova textual e ele não a aceita, por causa de taqliid (seguir cegamente) a seu Imaam, então é obrigatório criticá-lo severamente, porque ele se opõe à evidência.

E Imaam Ahmad disse: Ahmad Ibn Umar Al-Bazzaar narrou para nós: Ziyaad ibn Ayyuub narrou para nós: Abu Ubaydah al-Haddaad narrou para nós: de Maalik Ibn Diinaar: de Ikrimah: de Ibn Abbaas, que disse :

Não há nenhum de nós, excepto que algumas das suas declarações são aceites, e algumas são rejeitadas; excepto o Profeta صلى الله عليه وسلم.

Fonte: Fathul-Majiid (2 / 527-530).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

16 Views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximo Artigo

O conhecimento não é narrar muito...

Seg Jun 22 , 2020
Ibn Mas’uud رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com os dois) disse:  De facto, o conhecimento não é narrar muito, mas o conhecimento é temer Allah. Fonte: Al-Fawaa’id (página: 221). Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali. 16 Views PDF O ARTIGO Share on Facebook Tweet it Share on Google Email