Fundamentos do Monoteísmo (3) – A Essência do Islão

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Explicando a essência do Islão e o seu Pilar Principal, o Profeta صلى الله عليه وسلم‎ (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele) disse:

O Islão é construído sobre cinco: Testemunhar que não há nenhuma divindade com o direito de ser adorada excepto Allah e que Muhammad صلى الله عليه وسلم‎ é o Servo e Mensageiro de Allah, estabelecer a reza (Obrigatória: as cinco rezas diárias), pagar a Zakaah (a esmola obrigatória), fazer peregrinação à Casa (Makkah) e jejuar no mês do Ramadão. [1] 

Em outra narração:

“O Islão é construído sobre cinco: Adorar a Allah e rejeitar qualquer coisa em associação com Ele…” [2] 

Também noutra narração:

“O Islão é construído sobre cinco: O Tawhiid (Monoteísmo) de Allah… ” [3]

Assim: “Testemunhar que não há nenhuma divindade com o direito de ser adorada excepto Allah”, tem o mesmo significado de: “Adorar a Allah e rejeitar qualquer coisa junto com Ele”, que tem o mesmo significado de “O Tawhiid (Monoteísmo – Unicidade) de Allah” ficando assim claro para o honrado leitor que o Tawhiid é a essência do Islão, e é o ponto inicial e final de toda bondade e excelência.

Linguisticamente Tawhiid significa:

Fazer algo em um, ou afirmar a unicidade de algo. [4] 

No entanto e relativamente ao significado na Charia’h ou o significado técnico de Tawhiid que é:

Unificar Allah – O Altíssimo – [sozinho] na adoração (Quer seja por palavras ou ações). [5]

Al-Baijuwrii ‎رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse [relativamente ao significado de Tawhiid]:

É destacar Al-Ma’buud (aquele a ser adorado – isto é, Allah) na adoração, junto com a crença e afirmação na Sua unicidade e unicidade de Sua Dhaat (Essência), Sifaat (Atributos) e Ações. [6]

Referências:

[1] Relatado por Al-Bukhaari (nº 8) e Muslim (nº 16) de Abdullah Ibn Umar رضي الله عنهما.

[2] Relatado por Muslim (nº 20).

[3] Relatado por Muslim (nº 19).

[4] Lisaanul Arab (3/450) de Ibn Mandhuur e também al-Hujjah fii Bayaanil-Mahajjah (1/305) de Abul-Qaasim Al-Asbahaani.

[5] A-Duruus-Sunniyyah (1/48) de Chaikh Abdur-Rahmaan Ibn Hasan.

[6] Jawharah A-Tawhiid (p. 10).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

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