As Três Categorias do Monoteísmo mencionadas no primeiro e no último capítulo do Alcorão

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Faa’idah (Benefício) do Chaikh Abdur Razzaaq al-Badr ‎حفظه الله (que Allah o preserve):

“O capítulo com que começa o Alcorão (isto é, Al-Faatiha) e o capítulo com que acaba o Alcorão (isto é, An-Naas), reúnem As três categorias de Tawhiid (Monoteísmo); sendo: Tawhiid a-Rubuubiyah (a Unicidade de Allah em Seu Senhorio, sendo que Allah é o Criador e Sustentador de tudo que existe); Tawhiid al-Uluuhiyah (Unicidade de Allah na Adoração, sendo que Allah é a Única Divindade digna de Adoração) e Tawhiid al-Asmaa was-Sifaat (A Unicidade de Allah em Seus Nomes e Atributos).

Capítulo Al-Faatiha (os versículos destacados como prova):

الْحَمْدُ لِلَّهِ رَبِّ الْعَالَمِينَ

الرَّحْمَٰنِ الرَّحِيمِ

مَالِكِ يَوْمِ الدِّينِ

إِيَّاكَ نَعْبُدُ وَإِيَّاكَ نَسْتَعِينُ

“Todos os louvores e agradecimentos são para Allah, O Senhor do Aalamiin (humanidade, jinn e tudo o que existe). O Clemente, O Misericordioso. O Único Proprietário (e o Único Juiz Governante) do Dia da Recompensa (ou seja, o Dia da Ressurreição). A ti (Sozinho) nós adoramos, e a Ti (Sozinho) nós pedimos ajuda (em tudo). Guia-nos à senda (caminho) reta. A senda daqueles a quem tu concedes-te a Tua graça, não (a senda) daqueles que ganharam a Tua ira (como os judeus), nem daqueles que se desviaram (como os cristãos).”

Capítulo An-Naas (os versículos destacados como prova):

قُلْ أَعُوذُ بِرَبِّ النَّاسِ

مَلِكِ النَّاسِ

إِلَٰهِ النَّاس

Diz: “Eu procuro refúgio com (Allah) o Senhor da humanidade. O Rei da humanidade. O ILAH (Deus Único) da humanidade. Do mal do sussurro (demônio que sussurra o mal nos corações dos homens) que se retira (do sussurro no coração depois que alguém se lembre de Allah). Aquele que sussurra nos peitos da humanidade. Dos jinns e homens.”

Fonte: Mukhtasarul Mufiid fii Bayaani Dalaa-il Aqsaam Tawhiid. Lição número 2, de Chaikh Abdur Razzaaq Al-Badr.

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

892 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Quatro Princípios da Adoração

Sex Jun 5 , 2020
Imaam Ibnul Qayyim ‎رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:  ‘Só a Ti adoramos...’ [Suurat-ul-Faatihah: 5]  É construído sobre quatro princípios: Averiguando o que Allah e Seu Mensageiro صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele)‎ amam e estão satisfeitos com, de [1] […]