Fundamentos do Monoteísmo (1) – Introdução

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Ibn Abil-Izz (morreu 792H) رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:

O conhecimento do Usuul-ud-Diin (os Fundamentos da Religião) é o ramo mais nobre do conhecimento, uma vez que a excelência de um certo tipo de conhecimento depende do que se trata, e este é o maior Fiqh (entendimento), e por essa razão Imaam Abu Haniifah (morreu 150H)‎ رحمه الله, chamou àquilo que ele compilou a respeito do Usuul-ud-Diin: “Al-Fiqhul Akbar” (O maior Fiqh). 

A necessidade que os servos têm desse conhecimento é maior que qualquer outra necessidade; e é a maior necessidade (de todas as coisas) para eles, sendo que não há vida para os corações, nem prazer, nem tranquilidade, excepto conhecendo o seu Senhor (Allah – O Altíssimo), Aquele a ser adorado, O Criador – com Seus Nomes, Seus Atributos, e que Ele (junto com tudo isso) é mais amado para a pessoa do que qualquer outra coisa. Assim, o esforço da pessoa é relacionado com tudo o que o auxiliará a se aproximar de Allah e na exclusão da criação.

No entanto, é impossível para as mentes conhecerem e entenderem tudo isso em detalhes, então, Allah – O Mais Misericordioso, O Mais Majestoso – de Sua misericórdia, enviou Mensageiros para ensinar e chamar (pregar) as pessoas ao Monoteísmo (em unificar Allah na Adoração e tudo mais); e dar as boas novas àqueles que aceitam a pregação (à verdade, isto é ao Monoteísmo – Unicidade de Allah) e advertir aqueles que o rejeitam (Monoteísmo). 

A chave da pregação e a essência da sua mensagem é o facto que o servo se aproxima de Allah – O Mais Perfeito – através dos Seus Nomes, Atributos e Ações, uma vez que tudo o que os Mensageiros foram ordenados é baseado nisso. Isso então, é seguido por dois grandes princípios:

  • Primeiramente: Conhecer o caminho que leva a Ele – O Altíssimo – e esse caminho é a Charia’h (Leis Divinas) que é composto por as Suas (Allah) ordens e proibições. 
  • Em segundo lugar: Que aqueles que seguem esse caminho, saibam o que está reservado para eles, isto é, a felicidade eterna (O Paraíso). Assim, as pessoas que melhor conhecem Allah‎, são aquelas que melhor seguem o caminho dEle (Allah, O Altíssimo) e que melhor sabem o que está no fim do caminho.

Referência: Charhul-Aqiidatul Tahawiyyah (página: 69).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

772 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Fundamentos do Monoteísmo (2) - Firmeza na Religião de Allah (Islão)

Ter Jun 2 , 2020
A firmeza na Religião de Allah ‎سبحانه وتعالى [excelência na vida mundana e salvação na Outra Vida] é baseada sobre dois grandes assuntos:  Em primeiro lugar: Conhecer Allah ‎‎‎- O Altíssimo – e os Seus belos Nomes e Atributos que são exclusivos a Ele e Suas Ações – e isso […]