Explicando a essência do Islão e o seu Pilar Principal, o Profeta صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele) disse:
O Islão é construído sobre cinco: Testemunhar que não há nenhuma divindade com o direito de ser adorada excepto Allah e que Muhammad صلى الله عليه وسلم é o Servo e Mensageiro de Allah, estabelecer a reza (Obrigatória: as cinco rezas diárias), pagar a Zakaah (a esmola obrigatória), fazer peregrinação à Casa (Makkah) e jejuar no mês do Ramadão. [1]
Em outra narração:
“O Islão é construído sobre cinco: Adorar a Allah e rejeitar qualquer coisa em associação com Ele…” [2]
Também noutra narração:
“O Islão é construído sobre cinco: O Tawhiid (Monoteísmo) de Allah… ” [3]
Assim: “Testemunhar que não há nenhuma divindade com o direito de ser adorada excepto Allah”, tem o mesmo significado de: “Adorar a Allah e rejeitar qualquer coisa junto com Ele”, que tem o mesmo significado de “O Tawhiid (Monoteísmo – Unicidade) de Allah” ficando assim claro para o honrado leitor que o Tawhiid é a essência do Islão, e é o ponto inicial e final de toda bondade e excelência.
Linguisticamente Tawhiid significa:
Fazer algo em um, ou afirmar a unicidade de algo. [4]
No entanto e relativamente ao significado na Charia’h ou o significado técnico de Tawhiid que é:
Unificar Allah – O Altíssimo – [sozinho] na adoração (Quer seja por palavras ou ações). [5]
Al-Baijuwrii رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse [relativamente ao significado de Tawhiid]:
É destacar Al-Ma’buud (aquele a ser adorado – isto é, Allah) na adoração, junto com a crença e afirmação na Sua unicidade e unicidade de Sua Dhaat (Essência), Sifaat (Atributos) e Ações. [6]
Referências:
[1] Relatado por Al-Bukhaari (nº 8) e Muslim (nº 16) de Abdullah Ibn Umar رضي الله عنهما.
[2] Relatado por Muslim (nº 20).
[3] Relatado por Muslim (nº 19).
[4] Lisaanul Arab (3/450) de Ibn Mandhuur e também al-Hujjah fii Bayaanil-Mahajjah (1/305) de Abul-Qaasim Al-Asbahaani.
[5] A-Duruus-Sunniyyah (1/48) de Chaikh Abdur-Rahmaan Ibn Hasan.
[6] Jawharah A-Tawhiid (p. 10).
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.