Ibn Abil Izz رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:
Então o Alcorão – todo – é acerca de At-Tawhiid, os seus direitos e as suas recompensas; e sobre Chirk, as suas pessoas e as suas punições.
Assim:
- “Todos louvores e agradecimentos são para Allah, Senhor dos mundos” [1] é At-Tawhiid do conhecimento.
- “O Clemente, O Misericordioso” é At-Tawhiid do conhecimento.
- “O único proprietário [e O único juiz] do Dia do Juízo Final (Dia da Recompensa)” é At-Tawhiid do conhecimento.
- “A Ti [sozinho] adoramos e a Ti [sozinho] pedimos ajuda e assistência” é At-Tawhiid da ação.
- “Guia-nos à Senda Reta (caminho)” é relativo ao Tawhiid, pedindo a orientação para o caminho das pessoas de At-Tawhiid (que é): “O Caminho daqueles a quem Tu concedeste a Tua Graça. Não daqueles que ganharam a Tua ira, nem daqueles que se desviaram” isto é, aqueles que se afastaram e rejeitaram At-Tawhiid.” [2]
Assim, Allah - O Altíssimo – começa esta Suurah (Al-Faatiha), primeiro por nos informar sobre Si mesmo – o Mais Perfeito (isto é, Tawhiid de conhecimento). Então, depois de ter conhecimento de Allah عز وجل – Allah nos ordena com o Tawhiid da ação: “A Ti (sozinho) adoramos”.
Chaikh Bakr Abu Zaid رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:
O Grandioso Alcorão começa com Tawhiid, também assim termina com Tawhiid. Então o Alcorão começa com a Suurat-ul-Faatihah: ‘Todos louvores e agradecimentos são para Allah, Senhor dos mundos.’ E o Grandioso Alcorão termina com a Suurah: ‘Diz: Eu procuro refúgio no Senhor da humanidade’. [3] [4]
Da mesma forma, o melhor versículo do Alcorão – Aayat-ul-Kursi. [5] Sendo que este grande versículo nos informa – do começo ao fim – puramente sobre os Nomes de Allah, Seus Atributos e Suas Ações. Então, isso enfatiza ainda mais a importância do Tawhiid do conhecimento.
Similarmente, Suurat-ul-Ikhlaas – do começo ao fim – está nela mencionado o Tawhiid do conhecimento, enquanto Suurat-ul-Kaafiruun está conectada com o Tawhiid da ação. De facto, o Profeta صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele) disse sobre uma pessoa que estava recitando Al-Kaafiruun na primeira rakah:
Este é um servo que acredita no seu Senhor.
Então a pessoa recitou Al-Ikhlaas na segunda rakah, e Ele صلى الله عليه وسلم disse:
Este é um servo que conhece o seu Senhor. [6]
O Profeta صلى الله عليه وسلم disse:
‘Diz: Ele é Allah’ (Suurat-ul-Ikhlaas), é o equivalente a um terço do Alcorão, e ‘Diz: Ó descrentes…’ (Suurat-ul-Kaafiruun) é equivalente a um quarto do Alcorão. [7]
O que mais ainda demonstra a importância do Tawhiid é o facto de que o Profeta صلى الله عليه وسلم começava o seu dia com o Tawhiid de conhecimento e ação, uma vez que ele recitava a Suurat-ul-Kaafiruun assim como Suurat-ul-Ikhlaas nas duas rakaahs antes da oração de Al-Fajr (oração da alvorada). [8]
E ele صلى الله عليه وسلم terminaria a noite recitando ambas as Suurahs na sua oração (isto é, Al-Witr). [9] [10]
Ibnul Qayyim رحمه الله disse:
De facto, todo o Alcorão é acerca de Tawhiid. [11]
E Allah تبارك وتعالى disse:
“Um livro que enviámos, cheio de bênçãos, para que os homens possam refletir sobre os seus versículos [mensagens]; e aqueles que possuem entendimento poderão lembrar [refletir]”. [12]
Referências:
[1] Suurat-ul-Faatiah: 1.
[2] Charhul Aqidatul-Tahaawiyyah (p. 89-90) de Ibn Abil Izz.
[3] Suurat A-Naas: 1.
[4] Hukmul-Intimaa (p.58) de Chaikh Bakr Abu Zaid (parafraseado).
[5] Majmuu Al-Fataawaa (1/54) de Ibn Taymiyyah.
[6] Hasan: Relatado por At-Tahaawi e Ibn Hibbaan; Auntênticado por Al-Haafidh Ibn Hajar em Ahadithul-liyaat (no.16).
[7] Sahiih: Relatado por At-Tabaraani em Al-Mujamul Kabiir (3 – 203/2) de Ibn Umar رضي الله عنهما; Autenticado por Al-Albaani em Sahiihul Jaami (no. 4405).
[8] Relatado por Muslim (no.726).
[9] Sahiih: Relatado por An-Nasaa’i e Al-Haakim, que o declararam sahiih.
[10] At-Tawhiid wal Atharahu fil Hayaatil Muslim (p.30).
[11] Madaarijus Saalikin (3/450).
[12] Suurat Saad: 29.
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.