A felicidade completa duma pessoa é baseada em dois assuntos…

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Ibnul Qayyim رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: 

A felicidade completa do servo é baseada sobre dois assuntos:

Primeiro: A força de vontade do servo [crente] para o conhecimento e a intenção sincera: 

A força de vontade para o conhecimento só pode ser alcançada quando o servo verdadeiramente conhece os seguintes [cinco] assuntos:

1 – Quando uma pessoa realmente conhece Allah – O Altíssimo, que trouxe a criação à existência quando ela não existia; criou tudo [o que existe] e deu todas as bênçãos à criação;

2 – Quando uma pessoa realmente conhece os verdadeiros significados dos Nomes e Atributos de Allah;

3 – Quando uma pessoa realmente conhece o caminho correto que leva à satisfação de Allah e os seus resultados finais;

4 – Quando uma pessoa realmente se conhece (a si própria);

5 – Quando uma pessoa conhece verdadeiramente as fraquezas e defeitos da sua alma;

Estes (cinco) casos trazem perfeição ao conhecimento e ao desejo por ele. As pessoas com mais conhecimento e compreensão são aquelas com mais conhecimento e compreensão sobre esses cinco assuntos.

Segundo: A força de vontade do servo em aperfeiçoar as suas ações: 

A força de vontade do servo em aperfeiçoar as suas ações não pode ser alcançada a não ser cumprindo os mandamentos de Allah – realizando-os com sinceridade, honestamente e puramente por amor a Allah – O Altíssimo; reconhecendo as bênçãos de Allah, testemunhando as bênçãos de Allah e testemunhando os defeitos da pessoa enquanto procura cumprir os mandamentos de Allah.

A pessoa deve saber que ele [ou ela] não pode alcançar a perfeição no conhecimento e na ação sem a ajuda e assistência de Allah, porque a pessoa é compelida em sua necessidade de orientação para o caminho reto – o caminho para o qual o Criador [Allah] guiou os seus servos. O servo deve pedir a Allah proteção contra deixar este caminho, que pode ocorrer por meio de corrupção no seu conhecimento, levando-o a erros de orientação, ou por meio de corrupção em seus actos, levando-o a ganhar a ira de seu Senhor. Estes dois assuntos foram reunidos na Suurah Al-Faatiha. 

Fonte: Al-Fawaa’id (páginas: 21-22).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

587 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Pasmado...

Qua Jun 17 , 2020
Um dos Salaf (predecessores) disse:  Ó meu Senhor (Allah)! Fico pasmado com aquele te conheçe – como é que ele pode ter esperança em alguém além de ti?! E fico pasmado com aquele que te conheçe – como é que ele procura ajuda de alguém além de ti?!  Fonte: Jaami-ul […]