Tawhiid (Monoteísmo) – de acordo com os Salaf (Predecessores) e os Sábios da Ahlus-Sunnah wal-Jamaah (Dentre os seguidores da Sunnah) – tem três divisões.
Al-Allaamah As-Safaarini (morreu 1112H) رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:
“Saibas que Tawhiid tem três divisões: Tawhiid ar-Rubuubiyah (a Unicidade de Allah em Seu Senhorio), Tawhiid al-Uluuhiyah (Unicidade de Allah na adoração) e Tawhiid al-Asmaa wa-Sifaat (a unicidade nos Nomes e Atributos de Allah).” [1]
Chaikh Ibnul Uthaymiin رحمه الله disse:
E Allah سبحانه وتعالى reuniu estas três divisões no verso: ‘Senhor dos céus e da terra e de tudo o que há entre eles, adora-O (sozinho) e sê constante e paciente na adoração a Ele. Sabes de alguém que seja semelhante a Ele.’ [2] [3]
Assim, Tawhiid ar-Rubuubiyah implica: Uma firme e definida crença de que Allah sozinho é o Criador, o Mestre e o Proprietário, e o Comando não é para ninguém além Dele – O Altíssimo. [4]
E Tawhiid al-Uluuhiyah é destacar Allah sozinho em toda a adoração e não adorar coisa alguma juntamente com Ele, seja um anjo, um Mensageiro, um Profeta, uma pessoa piedosa, uma árvore, uma pedra, o sol, a lua, ou fora disso. [5]
E Tawhiid al-Asmaa wa Sifaat é a Unicidade de Allah – O Altíssimo – em relação aos Seus Nomes e Atributos, afirmando o que Allah afirmou para Si mesmo – seja no Seu Livro ou pela língua do Seu Mensageiro صلى الله عليه وسلم – sem tahrif (distorcendo os Nomes e Atributos), ta’til (negando os Nomes e Atributos), takyif (dizendo como eles são), ou tamthil (fazendo qualquer semelhança com a criação). [6]
Referências:
[1] Lawaami al-Anwaarul-Bahiyah (1/128) de As-Safaarini. Relativamente às divisões de At-Tawhiid: Al-Ibaanah an Chariia’til-Firqatin-Naajiyah (p. 693-694) de Ibn Battah (morreu 387H); Kitaabu-Tawhiid de Ibn Mandah (morreu 395H) e Al-Hujjah fii Bayaanil-Mahajjah (1/85, 1/ 111-113) de Abul-Qaasim Al-Asbahaani (morreu 535H).
[2] Suurat Maryam: 65.
[3] Taqribut-Tadmuriyah (p.110) de Chaikh Ibnul Uthaymiin رحمه الله.
[4] Taqribut-Tadmuriyah (p.110-111).
[5] Taqribut-Tadmuriyah (p.112-113).
[6] Taqribut-Tadmuriyah (p.116-117).
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.