O Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele) disse:
Aquele que mantém silêncio está a salvo. [1]
Ibn Abdil Barr رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:
A proclamação do bem, assim como a lembrança de Allah, recitação do Alcorão e bons actos são melhor do que o silêncio, e da mesma forma, falar a verdade, reconciliar entre as pessoas e o que é semelhante a isso. O silêncio que é louvável é aquele pelo qual se abstém de proferir a falsidade. [2]
Ibn Aqiil رحمه الله disse:
Se os verdadeiros ficarem calados e os mentirosos falarem, então a criação teria renunciado o que eles testemunharam [da verdade] e rejeitariam o que eles não testemunharam. Então, quando os devotos (da Religião) desejarem reviver a Sunnah, as pessoas a rejeitarão e pensarão que é bidah. [3]
Ibnul Akwaa رحمه الله veio até Rabii Bin Khuthaym رحمه الله e disse:
Indica-me a alguém que é melhor que tu; ele (Rabii) disse: ‘Aquele cuja fala é uma lembrança para si mesmo; seu silêncio é para que ele possa pensar no seu destino (na Al-Aakhirah) para reflexão. Esse tipo de pessoa é melhor que eu.’ [4]
Al-Fudayl Ibn Iyaad رحمه الله disse:
Nem hajj, nem assumindo posições durante a batalha, nem Jihaad, é mais difícil do que restringir a língua. [5]
Al-Hasan Ibn Saalih رحمه الله disse:
Eu examinei Al-Wara (isto é, o medo que se deve ter a fim de evitar entrar em questões duvidosas e assim, levar a danos na vida após a morte) e descobri que não há nada mais em deficiência do que a língua (em termos de levar a danos na vida após a morte). [6]
Referências:
[1] Relatado por A-Tirmidhii (no.2501); Declarado Sahiih por Al-Albaanii.
[2] A-Tamhiid (22/20).
[3] Chifaa As-Suduur Ziyaaratil Machaahid wal-Qubuur (página: 148).
[4] Siyar A’laam An-Nubalaa (4/261).
[5] Jaami-ul Uluum wal-Hikam (página: 145).
[6] Siyar A’laam An-Nubalaa (7/368).
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.