A Obrigação de responder à Saudação Islâmica…

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Chaikh Abdus Salaam bin Burjiis رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:

Imaam Ibn Abdil-Barr رحمه الله disse:

A obrigação de responder à Saudação Islâmica é encontrada na declaração de Allah – O Altíssimo:

وَإِذَا حُيِّيتُم بِتَحِيَّةٍ فَحَيُّوا بِأَحْسَنَ مِنْهَا أَوْ رُدُّوهَا

“E quando forem cumprimentados com uma saudação, então cumprimentem (em retorno) com o que é melhor do que ela (isto é, a saudação), ou [pelo menos] respondam [à saudação] igualmente.”

[An-Nisaa: 86]

Ibn Kathiir رحمه الله disse: 

Dar a Saudação Islâmica é uma ação voluntária e a resposta é uma obrigação. Isto é o que os Sábios dizem – que é uma obrigação a quem é dado a Saudação Islâmica, a responder à saudação e ele peca se não responder, porque se opôs ao comando de Allah.

Não responder à Saudação Islâmica é uma ação má e feia, com a qual muitas pessoas foram afligidas nesta época. E elas são impedidas (de responder à Saudação Islâmica) devido ao orgulho e auto-admiração. Então, gentilmente dizemos a todas essas pessoas: ‘Quem és tu?! E do que tu és?!’

Allah – O Altíssimo – disse:

مِنۡ أَىِّ شَىۡءٍ خَلَقَهُ ۥ

مِن نُّطۡفَةٍ خَلَقَهُ ۥ فَقَدَّرَهُ ۥ

“De que coisa Ele (Allah) o criou? De Nutfah (gotas de sêmen masculino e feminino) Ele o criou e depois o colocou na devida proporção (isto é, decretou para ele).”

[Abasa: 17-18]

Será que tu és melhor em estatuto do que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele)? De facto, ele صلى الله عليه وسلم respondia à Saudação Islâmica dos jovens, dos idosos, da pessoa livre e do escravo, e também os cumprimentava (isto é, iniciava a saudação). Então que sigas o bom exemplo do Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم. Pedimos a Allah a orientação e o sucesso para todos. Além disso, quando uma pessoa deixa um encontro e dá a Saudação Islâmica, é assim obrigatório responder à saudação.

Fonte: Al-Ilaam bi-Ba’di Ahkaam As-Salaam (páginas: 11-12).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

635 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Liberta o teu coração...

Seg Jun 15 , 2020
Chaikhul Islaam Ibn Taymiyah رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: O coração nunca será completamente livre, excepto quando considerar Allah como o Protetor (único); e que O Adora (somente e unicamente); O único a quem suplica por ajuda e Aquele por cuja causa estabelece o amor e o ódio.  […]