Os Homens são reconhecidos pela Verdade!

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Chaikh Rabii bin Haadii حفظه الله disse: 

❝Ó juventude do Islão! O barco da salvação está em retornar as decisões (juízos) a Allah, o barco da salvação está em recorrer (voltar) à obediência de Allah e do Mensageiro de Allah: 

فَفِرُّوٓا۟ إِلَى ٱللَّهِ 

“Fujam até Allah (isto é, voltem-se para Allah e refugiem-se Nele da descrença e do pecado, escapando assim o Seu castigo).”  
[Suurat Adh-Dhariyaat: 50] 

A recorrência a Allah e à Sua Regulação (Julgamento) em questões de diferenças, para que possamos ser claros sobre quem está na verdade, para que assim possamos tomar a sua declaração, não porque ele é fulano, mas porque ele tem a evidência com ele, porque ele tem a verdade com ele, e porque tem com ele a palavra de Allah e a palavra do Mensageiro de Allah ﷺ e [da mesma forma] deixamos aquele que se opõe a isso, não importa quem ele seja, não importa o quanto “seus pés” estejam fundados no conhecimento, na adoração, na Religião e na devoção (piedade). E há palavras que os Sábios dizem que talvez as possamos nomear como um princípio, que são: 

الرجال يُعرفون بالحقّ ولا يُعرف الحقّ بالرجال 

Os Homens são reconhecidos pela Verdade, e a Verdade não se reconhece pelos Homens.

‘Os Homens são reconhecidos pela Verdade’ – ou seja, não dizemos que estão na verdade, exceto quando descobrimos que a verdade os apóia e que os textos do Alcorão e da Sunnah os apóiam.  

‘A Verdade não se reconhece pelos Homens’ – significa que tornas essa pessoa a única fonte [de quem tiras conhecimento], e fazes dela a balança e o calibre da verdade; então, tudo o que ela diz é a verdade, e tudo o que ela não diz é falsidade, e tudo o que ela rejeita é falsidade e porém talvez seja a verdade e a pessoa poderá estar sobre o assunto oposto, que é a falsidade. Portanto, não  reconhecemos a verdade pelos homens, mas veramente reconhecemos os homens pela verdade. O Mensageiro ﷺ deu uma solução para quando as diferenças surgirem entre os muçulmanos e aumentarem as disputas entre eles e muitas pessoas estarem continuamente em confusão… Aonde está a verdade? [Eles dizem:] ‘Eu não sei onde está a verdade?’ O Mensageiro de Allah عليه الصلاة والسلام nos instruiu a procurar a sua orientação e a orientação dos Khulafaah Ar-Raachidiin Al-Mahdiiyn (Abu Bakr, Umar, Uthmaan, Ali رضي الله عنهم) e a aderir a essa orientação e mordê-la (isto é, agarrar-se a ela) com os dentes molares.❞ 

Fonte: Majmuu Ar-Raa’iq (p. 277-278). 

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali. 

523 Visualizações
Partilha!

Next Post

Alguns rostos se tornarão [radiantemente] brancos

Seg Nov 15 , 2021
Allah سبحانه وتعالى disse:  يَوْمَ تَبْيَضُّ وُجُوهٌ وَتَسْوَدُّ وُجُوهٌ ۚ فَأَمَّا ٱلَّذِينَ ٱسْوَدَّتْ وُجُوهُهُمْ أَكَفَرْتُم بَعْدَ إِيمَٰنِكُمْ فَذُوقُوا۟ ٱلْعَذَابَ بِمَا كُنتُمْ تَكْفُرُونَ وَأَمَّا ٱلَّذِينَ ٱبْيَضَّتْ وُجُوهُهُمْ فَفِ رَحْمَةِ ٱللَّهِ هُمْ فِيهَا خَٰلِدُونَ    ❝Um Dia em que alguns rostos se tornarão [radiantemente] brancos e alguns rostos se tornarão [extremamente] negros; quanto àqueles cujos rostos se tornarem negros [lhes será dito]: ‘Vocês rejeitaram a Fé depois de a terem aceite? […]

Talvez do seu interesse...