Significado de Al-Ibaadah e de At-Taaghut

Chaikh Abdur-Rahmaan Ibn Hasan (morreu 1258H) رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:

O significado de Al-Ibaadah (Adoração): [1]

Allah – O Altíssimo – disse:

وَمَا خَلَقْتُ الْجِنَّ وَالْإِنسَ إِلَّا  لِيَعْبُدُونِ

“E eu (Allah) não criei os jinns e os humanos, excepto para que eles me adorarem (Sozinho).”

[Suurat Adh-Dhaariyaat: 56]

Chaikhul-Islaam Ibn Taymiyyah (morreu 728H) رحمه الله disse:

Adoração (Al-Ibaadah) é obediência a Allah, seguindo aquilo que Ele ordenou por meio dos Seus Mensageiros.

Ele رحمه الله também disse:

Adoração (Al-Ibaadah) é um termo abrangente, incluindo tudo o que Allah Ama e que O satisfaz, das declarações e ações, aparentes e inaparentes.. [2]

Ibnul Qayyim (morreu 751H) رحمه الله disse:

A adoração gira em torno de quinze princípios. Quem quer que os complete, completou os níveis (estágios) de Al-Ubuudiyyah (adoração e servidão a Allah). A explicação disso é que Al-Ibaadah (adoração) é dividida entre o coração, a língua e os membros. E que para cada um desses três surgem cinco tipos de regras, abrangendo todas as ações:
waajib (obrigatório), mustahabb (recomendado), haraam (proibido), makrooh (detestado) e mubaah (permitido). [3]

Imaam Al-Qurtubii (morreu 671H) رحمه الله disse:

A raiz de Al-Ibaadah é a humildade e a submissão. Os vários deveres que foram prescritos às pessoas são chamados de Al-Ibaadaat (actos de adoração), uma vez que o necessário é que esses actos de adoração sejam realizados com humildade e submissão a Allah – O Altíssimo. [4]

Ibn Kathiir (morreu 774H) رحمه الله disse:

E Al-Ibaadah é obediência a Allah, agindo de acordo com o que Ele ordenou e abandonar o que Ele proibiu; e essa é a realidade e a essência do Islão. E o significado de Al-Islaam é: Istislaam (submissão e rendição) a Allah – O Altíssimo – junto com a máxima conformidade, humildade e entregar-se a Ele.

Ibn Kathiir رحمه الله disse também (como explicação) do seguinte versículo:

وَمَا خَلَقْتُ الْجِنَّ وَالْإِنسَ إِلَّا  لِيَعْبُدُونِ

“E eu (Allah) não criei os jinns e os humanos, excepto para que eles me adorarem (Sozinho).”

[Suurat Adh-Dhaariyaat: 56]

De facto, Allah O Altíssimo – criou a criação para que eles pudessem adorá-Lo [sozinho], sem associar nenhum parceiro a Ele. Quem O obedecer será completamente recompensado, enquanto quem o desobedecer, será punido com um severo castigo. E Ele informou que nem é dependente deles, nem tem necessidade deles. Em vez disso, são eles que precisam (urgentemente) dEle, em todas as condições e circunstâncias, já que Ele é quem os criou, os sustenta e lhes fornece. [5]

O significado de At-Taaghuut:

A afirmação de Allah – O Altíssimo:

وَلَـقَدۡ بَعَثۡنَا فِىۡ كُلِّ اُمَّةٍ رَّسُوۡلًا اَنِ اعۡبُدُوا اللّٰهَ وَاجۡتَنِبُوا الطَّاغُوۡتَ 

“E na verdade, enviamos a cada Ummah (comunidade, nação) um Mensageiro, proclamando: ‘Adorem Allah (Sozinho), e evitem (ou afastem-se) At-Taaghuut (todas as falsas divindades etc.)’”.

[Suurat A-Nahl: 36]

E At-Taaghuut é da palavra At-Tughyaan, que significa: ultrapassar os limites.

Umar Ibnul-Khattaab رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:

At-Taaghuut é o Chaitaan.[6]

Jaabir رضي الله عنه disse:

At-Taaghuut são os videntes e adivinhos sobre os quais os demónios descem. [7]

Imaam Maalik (morreu 179H) رحمه الله disse:

At-Taaghuut: aquilo que é adorado além de Allah. [8]

Então, isso é o que foi mencionado por certas pessoas (dentre os sábios e estudiosos).

No entanto, Imaam Ibnul-Qayyim رحمه الله deu uma definição muito mais abrangente, ele disse:

At-Taaghuut é tudo o que faz com que a pessoa exceda os limites em relação ao que é adorado, seguido ou obedecido. Portanto, At-Taaghuut em qualquer nação é aquele que recorre a outro senão Allah e o Seu Mensageiro em questões de julgamento; ou está satisfeito em ser adorado além de Allah; ou é seguido sem uma prova clara de Allah; ou é obedecido naquilo que é conhecido por ser desobediência a Allah. [9]

Referências:

[1] Fathul-Majiid-Charh Kitaabit-Tawhiid (1 / 84-90).

[2] Majmuu Al-Fataawaa (10/149) de Ibn Taymiyyah.

[3] Madaarijus-Saalikiin (1/109).

[4] Al-Jaami Li-Ahkaamil-Qur‘aan (1/225)  (17/56) de Al-Qurtubii.

[5] Tafsiirul-Qur’aanil-Adhiim (7/402).

[6] Relatado por At-Tabarii em Jaami’ul Bayaan an-Ta’wiilil-Qur’aan (nº 5834); Al-Haafidh Ibn Hajar disse em Fathul-Baarii (8/251): ‘Sua Isnaad de narradores é forte.’

[7] Relatado por At-Tabarii no seu Tafsiir (no. 5845).

[8] Relatado por As-Suyootii em Ad-Durarul-Manthuur (2/22), por meio de Ibn Abii Haatim.

[9] I’laamul-Muwaqqi’iin (1/53).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

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