A Virtude das Boas Maneiras…

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Ibn Abii Zayd Al-Qairawaani ‎رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:

“Todos as boas maneiras e nobres etiquetas, giram em torno de quatro Ahaadiith:

O Primeiro Hadiith:

Quem acredita em Allah e no último dia, então que fale o que é bom ou fique em silêncio.

Este hadiith nos ensina sobre restringir a língua do mau discurso, falso, duvidoso etc; quem é incapaz de conter a língua (desses assuntos) não é considerado como sendo das pessoas de boas maneiras.

O Segundo Hadiith:

Parte da perfeição do Islão de uma pessoa, é deixar aquilo que não lhe diz respeito.

Este hadiith nos ensina a abstenção do empenho naquilo que não nos diz respeito. Aquele que se preocupa com os assuntos das pessoas, que não lhe dizem respeito – seja ouvindo, olhando ou falando – não é considerado como sendo das pessoas de boa educação.

O Terceiro Hadiith:

Um homem disse ao Profeta صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele)‎: ‘Aconselha-me’. Ele صلى الله عليه وسلم‎ disse: ‘Não te zangues (ou não te enerves).’ O homem repetiu o seu pedido várias vezes, e em cada vez o Profeta صلى الله عليه وسلم‎ disse: ‘Não te zangues (ou não te enerves).’

Este hadiith nos ensina a nos controlarmos a nós próprios, quando estamos num estado de raiva. Isso porque, a raiva é a base de todo mal na fala e na ação. Quem não pode conter o mal quando está com raiva, não pode ser considerado como sendo das pessoas de boas maneiras.

O Quarto Hadiith:

Nenhum de vocês acredita (verdadeiramente) até que ele ame para o seu irmão o que ele ama para si mesmo.

Este hadiith é um meio de retificar o coração e a alma, de modo que o coração de uma pessoa é livre de conter malícia, ódio, inveja dos seus irmãos muçulmanos e irmãs muçulmanas.

Conclusão:

Se uma pessoa adquire o entendimento preciso destes quatro Ahaadith e age de acordo com eles, eles de facto englobam  todos os assuntos relacionados às boas maneiras e às etiquetas. Estes quatro Ahaadiths englobam quatro assuntos:

▪️Restringir a língua de falar mal, falsidade, assuntos duvidosos etc;

▪️Restringir-se do excesso – seja por meio da fala, procura, escuta, etc;

▪️Restringir-se dos maus desejos durante o estado de raiva;

▪️Ter um coração livre de ódio injustificado; inveja culpável (ou seja, desejando que as bênçãos concedidas a outros cessem) e malícia etc.”

Fonte: Explicação dos Quarenta Ahaadith de Imaam An-Nawawii por Chaikh Abdur-Razzaaq Al-Badr (Áudio número 15).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

592 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Não fales excepto a Verdade!

Qui Jun 11 , 2020
Chaikh Abdur Razzaaq Al-Badr حفظه الله (que Allah o preserve) disse: Aquele que não fala, excepto a verdade, (durante o estado de raiva e durante o seu estado normal) então esta é uma prova do seu forte Imaan e que, de facto, ele está em controle do seus nafs (desejos/da […]