
Ibn Abii Zayd Al-Qairawaani رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:
“Todos as boas maneiras e nobres etiquetas, giram em torno de quatro Ahaadiith:
O Primeiro Hadiith:
Quem acredita em Allah e no último dia, então que fale o que é bom ou fique em silêncio.
Este hadiith nos ensina sobre restringir a língua do mau discurso, falso, duvidoso etc; quem é incapaz de conter a língua (desses assuntos) não é considerado como sendo das pessoas de boas maneiras.
O Segundo Hadiith:
Parte da perfeição do Islão de uma pessoa, é deixar aquilo que não lhe diz respeito.
Este hadiith nos ensina a abstenção do empenho naquilo que não nos diz respeito. Aquele que se preocupa com os assuntos das pessoas, que não lhe dizem respeito – seja ouvindo, olhando ou falando – não é considerado como sendo das pessoas de boa educação.
O Terceiro Hadiith:
Um homem disse ao Profeta صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele): ‘Aconselha-me’. Ele صلى الله عليه وسلم disse: ‘Não te zangues (ou não te enerves).’ O homem repetiu o seu pedido várias vezes, e em cada vez o Profeta صلى الله عليه وسلم disse: ‘Não te zangues (ou não te enerves).’
Este hadiith nos ensina a nos controlarmos a nós próprios, quando estamos num estado de raiva. Isso porque, a raiva é a base de todo mal na fala e na ação. Quem não pode conter o mal quando está com raiva, não pode ser considerado como sendo das pessoas de boas maneiras.
O Quarto Hadiith:
Nenhum de vocês acredita (verdadeiramente) até que ele ame para o seu irmão o que ele ama para si mesmo.
Este hadiith é um meio de retificar o coração e a alma, de modo que o coração de uma pessoa é livre de conter malícia, ódio, inveja dos seus irmãos muçulmanos e irmãs muçulmanas.
Conclusão:
Se uma pessoa adquire o entendimento preciso destes quatro Ahaadith e age de acordo com eles, eles de facto englobam todos os assuntos relacionados às boas maneiras e às etiquetas. Estes quatro Ahaadiths englobam quatro assuntos:
▪️Restringir a língua de falar mal, falsidade, assuntos duvidosos etc;
▪️Restringir-se do excesso – seja por meio da fala, procura, escuta, etc;
▪️Restringir-se dos maus desejos durante o estado de raiva;
▪️Ter um coração livre de ódio injustificado; inveja culpável (ou seja, desejando que as bênçãos concedidas a outros cessem) e malícia etc.”
Fonte: Explicação dos Quarenta Ahaadith de Imaam An-Nawawii por Chaikh Abdur-Razzaaq Al-Badr (Áudio número 15).
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.