O Jejum após a metade de Cha’baan…

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Abu Hurayrah رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Mensageiro de Allah ﷺ disse:

إِذَا بَقِيَ نِصْفٌ مِنْ شَعْبَانَ فَلاَ تَصُومُوا

Quando restar metade de Cha’baan, não jejuem.

Fonte: Sunnan At-Tirmidhii (no.738); classificado como Sahiih por Chaikh Al-Albaani.

Chaikh Ibn Baaz رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) foi questionado sobre o hadiith que diz que o jejum após a metade de Cha’baan não é permitido.

Ele رحمه الله disse:

Este é um hadiith sahiih como Chaikh Naasir Ad-Diin Al-Albaani disse. O que se quer dizer é que não é permitido iniciar o jejum depois da metade do mês. Mas se uma pessoa jejua a maior parte ou o mês todo, então ela está seguindo a Sunnah.

Fonte: Majmuu Fataawaa de Chaikh Ibn Baaz (15/385).

Chaikh Ibnul Uthaymiin رحمه الله disse:

…A proibição [no hadiith] não significa que isso é haraam, ao invés disso, é makruuh (detestável), como algumas das pessoas de conhecimento entenderam. Mas quem tem o hábito de jejuar regularmente deve jejuar, mesmo que seja depois da metade de Cha’baan (isto é, como Segunda e Quinta-feira)…

Fonte: Charh Riyaadh As-Saalihiin (5/280).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

13 Visualizações
Partilha!

Next Post

Dia das Mentiras?!?!

Qui Abr 1 , 2021
Allah سبحانه وتعالى disse: يَٰٓأَيُّهَا ٱلَّذِينَ ءَامَنُوا۟ ٱتَّقُوا۟ ٱللَّهَ وَكُونُوا۟ مَعَ ٱلصَّٰدِقِينَ Ó vocês que credes! Temam Allah e estejam com aqueles que são verdadeiros (em palavras e ações). [Suurat At-Tawbah: 119] عن عبد الله, قال قال رسول الله صلى الله عليه وسلم: إن الصدق يهدي إلى البر وإن البر […]