O Jejum é das maiores causas para obter At-Taqwaa

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Allah – O Altíssimo – disse: 

لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ  

«Que talvez [vocês] tornem-se dos Al-Muttaquun [as pessoas piedosas e justas que temem muito a Allah (em absterem-se de todos os tipos de pecados e más ações que Ele - O Altíssimo -  tenha proibido) e amam Allah imensamente (realizam todos os tipos de boas ações que Ele - O Altíssimo - tenha ordenado)].» 
[Suurat-ul-Baqarah: 183] 

Chaikh Abdur-Rahmaan As-Sa’dii رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse [como comentário do versículo]:

“Veramente, o jejum é das maiores causas para obter At-Taqwaa (piedade, temer Allah), porque o jejum é (por si mesmo) uma forma de obediência aos comandos de Allah e a se distanciar das Suas proibições. 

Benefícios do Jejum em relação à Taqwaa: 

  • A pessoa durante o jejum deixa aquilo que Allah proibiu para ela (de comer, beber e intercurso sexual e coisas semelhantes a esses assuntos que a alma se inclina) procurando a proximidade de Allah e esperando a recompensa de Allah por ter deixado essas coisas, isso é At-Taqwaa; 
  • Da mesma forma, a pessoa durante o jejum treina a sua alma, de modo que ela deixa de fazer aquilo que a sua alma deseja (enquanto ela tem a capacidade de realizar os seus desejos) devido à sua própria consciência que Allah تعالى (Exaltado Seja) é absolutamente Consciente do que ela faz; 
  • O jejum restringe os caminhos do chaitaan, pois na verdade, ele corre nas veias da humanidade. Portanto, por meio do jejum, a sua influência [isto é, de chaitaan] é enfraquecida e a sua eficácia em incitar as pessoas à desobediência é assim diminuída; 
  • Em geral, a pessoa durante o jejum é abundante em efectuar actos de adoração e obediência. Actos de adoração e obediência são das características de At-Taqwaa;  
  • E dos meios de atingir At-Taqwaa, é que a pessoa rica, quando experimenta as dificuldades da fome, exige assim que ela seja caridosa e benevolente para com os pobres e destituídos, isso também é das características de At-Taqwaa.” 

Fonte: Taysiir Al-Kariim Ar-Rahmaan fii Tafsiir Kalaam Al-Manaan (1/136).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

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