Os Períodos de Tempo – No Dia de Jumu’ah – Durante os quais as Súplicas são Respondidas

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Imaam Abdul Aziiz Ibn Baaz رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) afirmou que foi transmitido em algumas das narrações por Imaam Muslim رحمه الله que é período de tempo em que o Imaam fica no Minbar no Dia de Jumu’ah até que o Salaah (Oração) termine. Isto é o que foi transmitido no hadiith de Abu Muusaa رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com ele). 

Também foi transmitido no hadiith de Jaabir Ibn Abdillah e Abdullah Ibn Salaam رضي الله عنهما (que Allah esteja satisfeito com os dois) que é o período de tempo após a oração de Al-Asr até ao pôr do sol. 

[Abu Dawuud (no.1048) and Nasaa’i (no.1389)]

E também foi transmitido em alguns Ahaadiith [Sunan Abii Daawuud (no.1046), A-Tirmidhi (no.491) and Nasaa’i (no.1430)] que é a última hora do dia de Jumu’ah. 

Todas essas declarações estão corretas e não se negam umas às outras. 

E o que é mais explícito, é que seja entre o momento que o Imaam fica no Minbar até ao final da oração e o tempo entre a oração do Al-Asr até ao pôr do sol – esses dois períodos de tempo são os períodos durante os quais a súplica é aceite. E durante todo o dia de Jumu’ah, espera-se que as súplicas sejam respondidas; mas os tempos mais concretos são os tempos entre o momento em que o Imaam fica no Minbar até ao final da oração e depois da oração do Asr até ao pôr do sol. Assim, convém que se aumente em súplicas no dia de Jumu’ah, mas convém que se concentre mais durante aqueles três períodos de tempo que foram mencionados, porque o Mensageiro صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre ele) afirmou que esses são os tempos em que a súplica é respondida. 

Fonte: Fataawa de Chaikh Ibn Baaz [12/ 401-402].

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

585 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Virtude de ler a Suurat Al-Kahf na Sexta-Feira

Sex Jun 26 , 2020
Existem Sahiih Ahaadiith do Profeta صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre ele) sobre as virtudes de recitar Suurat Al-Kahf durante o dia ou na noite de Jumu’ah (sexta-feira). Dentre eles: De Abu Sa’iid Al-Khudri رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse:  Quem lê Suurat Al-Kahf na noite […]