Qual é a conexão entre o Jejum e a Súplica? 

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Allah – O Altíssimo – disse:  

وَإِذَا سَأَلَكَ عِبَادِى عَنِّى فَإِنِّى قَرِيبٌ ۖ أُجِيبُ دَعْوَةَ ٱلدَّاعِ إِذَا دَعَانِ ۖ فَلْيَسْتَجِيبُوا۟ لِى وَلْيُؤْمِنُوا۟ بِى لَعَلَّهُمْ يَرْشُدُونَ ‏ 

«E quando os Meus servos te perguntarem [Ó Muhammad ﷺ sobre mim, então responde-lhes], veramente, Eu estou realmente próximo [deles, pelo Meu Conhecimento]. Eu respondo à súplica do suplicante quando ele me chama [sem nenhum mediador ou intercessor]. Então, que eles Me obedeçam e creiam em Mim, para que sejam bem aventurados (guiados).» 
[Suurat-ul-Baqarah: 186] 

E Allah – O Altíssimo – disse: 

وَاَنۡ تَصُوۡمُوۡا خَيۡرٌ لَّـکُمۡ اِنۡ كُنۡتُمۡ تَعۡلَمُوۡنَ    

«...e que vocês jejuem é melhor para vocês, se vocês soubessem.»
[Suurat-ul-Baqarah: 184] 

A Súplica a Allah enquanto em jejum é uma das vezes em que é mais provável que seja respondida [por Allah – O Altíssimo]. Isso porque, Allah mencionou este versículo dentro dos versículos do jejum. Especialmente desde que Ele – O Altíssimo – mencionou sobre isso no final do Seu discurso sobre os versículos do jejum. 

Alguns dos Sábios disseram que existe um outro benefício extraído deste versículo: é aconselhável suplicar no final do dia de jejum (isto é, antes de Al-Maghrib, na altura de quebrar o jejum). 

Chaikh Ibnul Uthaymiin رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:  

Este é um dos melhores momentos para invocar (suplicar), pois a pessoa que jejua sente-se fraca [com o jejum] e quanto mais fraca a pessoa se sente mais suave e aberto torna-se o seu coração. É provável que a pessoa arrepende-se perante Allah e submete-se a Allah.

Referências: 

1. Tafsiir Al-Baqarah de Chaikh Ibnul Uthaymiin (2/344).

2. Majmuu Fataawaa de Chaikh Ibnul Uthaymiin (19/323-324).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

608 Visualizações
Partilha!

Next Post

Benefícios Extraídos dos Versículos do Jejum

Ter Abr 20 , 2021
Allah – O Altíssimo – disse: يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا كُتِبَ عَلَيْكُمُ الصِّيَامُ كَمَا كُتِبَ عَلَى الَّذِينَ مِن قَبْلِكُمْ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ  «Ó vós que credes! O jejum é prescrito a vocês, como foi prescrito aos que vos antecederam, que talvez [vocês] tornem-se dos Al-Muttaquun [as pessoas piedosas e justas que […]