Imaam Ibnul Qayyim رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:
‘Só a Ti adoramos...’ [Suurat-ul-Faatihah: 5]
É construído sobre quatro princípios: Averiguando o que Allah e Seu Mensageiro صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele) amam e estão satisfeitos com, de [1] os ditos dos coração e [2] da língua; e [3] as ações do coração e [4] dos membros.
Então Al-Ubuudiyah [Adoração, servidão e escravidão a Allah] é um termo abrangente para todos esses estágios. Aquele que os efectua em facto efectuou: ‘Só a Ti adoramos.’
1 – Os ditos do coração: É a I’tiqaad (crença) no que Allah – O Mais Perfeito – informa sobre o Seu Ser; Quanto aos Seus Nomes, Seus Atributos, Suas Ações, Seus Anjos e tudo o que Ele سبحانه وتعالى enviou sobre a língua de Seu Mensageiro صلى الله عليه وسلم (isto é, a Revelação).
2 – Os ditos da língua: é informar e transmitir (o que Allah عز وجل revelou), chamar à verdade e defendê-la, explicar as falsas inovações que se opõem a ela (isto é, à verdade), estabelecer a Sua lembrança e transmitir o que ordena.
3 – A ação do coração: tal como o amor por Ele – O Altíssimo, confiança nEle, arrependimento para Ele, ter medo e esperança nEle, tornando a Religião pura e sinceramente para Ele, tendo paciência naquilo que Ele ordena e proíbe, tendo paciência com o que Ele decreta e fica satisfeito com isso, tendo amizade e inimizade por amor a Ele, humilhando-se diante dEle e tendo humildade para Ele, tornando-se tranquilo com Ele.
As ações dos membros sem a ação do coração é de pouco benefício, se algum benefício em tudo.
4 – A ação dos membros: Tal como a Reza e Jihaad, atendendo a oração da Jumu’ah e estando com o Jamaah, ajudando aqueles que são necessitados e praticando a bondade para com a criação, e fora disso.”
Fonte: Madaarijus Saalikiin (1/100-101).
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.