Sê neste mundo como se fosses um estranho ou um viajante…

Sê neste mundo como se fosses um estranho ou um viajante…

Allah – O Altíssimo – disse:

‎ يَـٰقَوۡمِ إِنَّمَا هَـٰذِهِ ٱلۡحَيَوٰةُ ٱلدُّنۡيَا مَتَـٰعٌ۬ وَإِنَّ ٱلۡأَخِرَةَ هِىَ دَارُ ٱلۡقَرَارِ

“Ó meu povo! Veramente, esta vida mundana nada mais é do que um desfrute (passagem rápida) e veramente a Outra Vida é o lar que permanecerá para sempre. ”[1]

Mujaahid رحمه الله (Que Allah tenha misericórdia para com ele) narrou que Abdullah Ibn Umar رضي الله عنهما (que Allah esteja satisfeito com os dois) disse: O Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre ele) segurou o meu ombro e disse: 

Sê neste mundo como se fosses um estranho ou um viajante.

O sub-narrador acrescentou: Ibn Umar رضي الله عنهما costumava dizer:

Se tu sobreviveres até à noite, não esperes que estejas vivo pela manhã, e se tu sobreviveres até à manhã, não esperes estar vivo à noite, e toma (isto é, aproveita) da tua saúde para a tua doença e toma da tua vida para a tua morte. [2]

O muçulmano é como um estranho nesta vida mundana:

O estranho é aquele que reside num país diferente do seu país. A vida mundana não é o lugar de residência permanente do muçulmano; pelo contrário, o local de residência permanente do muçulmano é o Paraíso. Ele está nesta vida mundana em ordem de trabalho, para entrar no Paraíso, assim usa o que é necessário deste mundo para ajudá-lo a trabalhar para entrar no paraíso.

O muçulmano é como um viajante nesta vida mundana:

O viajante descansa durante a sua jornada e continua viajando. Ele não reside permanentemente naquele lugar que parou para descansar. Na vida deste mundo, o muçulmano é meramente um viajante. Na realidade, ele não é um residente permanente na vida mundana, porque o seu tempo é muito curto. 

Se alcançares a manhã não adies as boas ações até à noite, porque talvez tu não vais chegar à noite. Se tu chegares à noite, não adies as boas ações até à manhã, porque talvez não atinjas a manhã. Não atrases o arrependimento e as boas ações até outra hora.Enquanto uma pessoa está num estado de boa saúde e bem-estar, ela é capaz de fazer A-Sawm (Jejum), A-Tahajjud (Reza da noite) etc; mas quando ela fica doente, então ela não é capaz de fazer A-Sawm, Al-Tahajjud etc. Portanto, enquanto Allah te der boa saúde, então apressa-te em fazer as boas ações, porque chegará um tempo em que tu serás incapaz de praticá-las, seja devido a doença, velhice ou senilidade (estado de enfraquecimento).Prepare-te para a morte e o que virá depois dela. Allah deu-te esta vida para te ocupares com o que te irá beneficiar na vida após a morte. Então não gastes a tua vida em mera brincadeira. [3]

Referências:

[1] Suurah Ghaafir: 39.

[2] Sahiih Al-Bukhaari: O Livro de Ar-Riqaaq (Vol. 8 – Hadiith: 6416).

[3] Al-Minhatur Rabbaaniyyah fii Charh Al-Arba’d de Al-Allaamah Saalih Al-Fawzaan حفظه الله (que Allah o preserve) páginas 285-287. 

Compilado e Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

600 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Dos inúmeros favores de Allah...

Seg Jun 15 , 2020
Ibnul Qayyim رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: Um dia, eu entrei perante um dos nossos companheiros e aconteceu algo que o fez chorar, então eu perguntei-lhe sobre isso (o que o fez chorar) e ele disse:  ‘Eu lembrei-me do que Allah me concedeu da Sunnah e do que […]

Talvez do seu interesse...