Chaikh Saalih Aal Ach-Chaikh حفظه الله (que Allah o preserve) disse:
“Tawaaf (Circumambulação) em torno das sepulturas, as tocar com as mãos e procurar bênçãos nelas são actos de Chirk (Politeísmo). Circumambulação é um acto de adoração e não foi legislado em nenhum outro lugar além da Ka’bah, assim como caminhar entre A-Safaa e Al-Marwa é apenas legislado em A-Safaa e Al-Marwa.
Tocar as sepulturas, procurar bênçãos nelas e esperar ser beneficiado – nesta vida e na próxima – por meio de tais actos é equivalente a deificação. É semelhante ao que os idólatras pré-islâmicos costumavam fazer com as divindades [falsas] que adoravam. Quem espera por recompensa, bênçãos, etc. através desses actos de adoração das sepulturas, então, de facto, ele exaltou aquilo que Allah não legislou para ser exaltado. A prova para mostrar que essas práticas são actos de Chirk é o hadiith de Abii Waaqid Al-Laythii رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse:
Nós saímos com o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele) para a expedição militar de Hunayn, enquanto éramos recentemente convertidos da descrença ao Islão. Os adoradores de ídolos tinham uma árvore em cuja vizinhança, na qual eles costumavam ficar e pendurar as suas armas, e esta árvore chamava-se Dhaat Anwaat. Então, quando passámos por uma árvore, dissemos: ‘Ó Mensageiro de Allah faz uma Dhat Anwat para nós, assim como eles têm uma Dhaat Anwaat.’
O Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:
Allah é o Maior! Este é um caminho que precedeu das pessoas do passado. Por Allah, em cuja mão está a minha alma, vocês pediram, assim como os filhos de Israiil pediram a Muusaa عليه السلام : ‘Ó Muusaa (Moisés)! Faz para nós um ilaha (um deus) como eles têm aaliha (deuses).’ Ele (Muusaa) disse: ‘Na verdade, vocês são um povo que não conhecem [a Majestade e a Grandeza de Allah, e o que é obrigatório sobre vocês é que não adorem a nenhuma outra divindade senão a Allah – O Único – e Único Deus de tudo o que existe).’
[Relatado por Ahmad e A-Tirmidhii]
Aqueles novos muçulmanos (como referido no hadiith anterior) queriam realizar esse acto de adoração naquele lugar em particular e também obter bênçãos; então o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم referiu-se ao que eles pediram, como adoração de outra divindade além de Allah. Aquele acto que eles procuraram é um meio que leva ao Chirk, mas depois que o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم esclareceu o caso para eles, eles se reverteram em arrependimento e obediência a Allah e a Seu Mensageiro صلى الله عليه وسلم.
Procurar bênçãos das sepulturas, circumambulação ao redor delas e as tocar são mais severos actos de Chirk e pecado do que o aqueles novos muçulmanos pediram.”
Fonte: Al-Min’dhaar fii Bayaani Kathiir Minal Akhtaa (página: 11).
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.