Virtudes dos primeiros dez dias de Dhul-Hijjah

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Introdução

إِنَّ الْحَمْدَ لِلَّهِ نَحْمَدُهُ وَنَسْتَعِينُهُ ونستغفره ونعوذ بالله من شرورأنفسنا ومن سيئات أعمالنا وَأَشْهَدُ أَنْ لَا إِلَهَ إِلَّا اللَّهُ وَحْدَهُ لَا شَرِيكَ لَهُ وَأَشْهَدُ أَنَّ مُحَمَّدًا عَبْدُهُ وَرَسُولُهُ أَمَّا بَعْدُ

Veramente todos os Louvores são para Allah, nós O louvamos, e a Ele pedimos ajuda, e a Ele pedimos perdão;

Pedimos a proteção de Allah contra o mal de nós mesmos, e o mal das nossas ações;

E testemunho que não há outra divindade com o direito de ser adorada excepto Allah, e testemunho que Muhammad ﷺ (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre ele) é o servo e o Mensageiro de Allah.

Quanto ao que se segue:

Veramente dos favores de Allah, Ele – O Altissimo –  criou para os Seus servos dias e períodos [de tempo] nos quais os servos podem aumentar o desempenho das boas ações. E entre esses dias ou períodos, estão os primeiros dez dias de Dhul-Hijjah. Certamente as virtudes desses primeiros dez dias foram declaradas no Alcorão e na Sunnah.

Allah – O Altíssimo – disse:

وَالفَجرِ وَلَيَالٍ عَشرٍ

“Pelo alvorecer; e Pelas dez noites (ou seja, os primeiros dez dias do mês de Dhul-Hijjah).”

[Suurat-ul-Fajr: 1-2]

Ibn Abbaas, Ibn Az-Zubair, Mujaahid e outros das primeiras gerações do Islão رضي الله عنهم (que Allah esteja satisfeito com eles) disseram que isso se refere aos primeiros dez dias de Dhul-Hijjah. Ibn Kathiir رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: “Esta é a opinião correta.”

Fonte: Tafsiir Ibn Kathiir (8/413).

Entre os períodos especiais de adoração [a Allah] estão os primeiros dez dias de Dhul-Hijjah, que Allah preferiu em relação a todos os outros dias do ano.

Ibn Abbaas ‎رضي الله عنهما (que Allah esteja satisfeito com os dois) relatou que o Profeta صلى الله عليه وسلم disse:

Não há dias em que as [boas] ações sejam mais amadas por Allah do que nestes dez dias.” As pessoas perguntaram: “Nem Jihaad no caminho de Allah?” Ele ﷺ disse: “Nem mesmo Jihaad no caminho de Allah, excepto no caso dum homem que saía consigo mesmo e com a sua riqueza, e não traz nada de volta.

Fonte: Relatado por Al-Bukhaari (no.1249); Ibn Maajah (no.1799).

Ibn Abbaas رضي الله عنهما também relatou que o Profeta صلى الله عليه وسلم disse:

Não há nenhum acto mais precioso aos olhos de Allah, nem maior em recompensa do que uma boa ação feita durante os dez dias do sacrifício (isto é, os dez primeiros dias de Dhul-Hijjah).” Ele ﷺ foi perguntado: “Nem mesmo Jihaad no caminho de Allah?” Ele ﷺ disse: “Nem mesmo Jihaad no caminho de Allah, excepto no caso dum homem que saía consigo mesmo e com a sua riqueza, e não traz nada de volta.

Fonte: Relatado por Ad-Daarimii (1/357); A sua isnaad é hasan, conforme indicado em Irwaa Al-Ghaliil (3/398).

Ibn Rajab ‎رحمه الله disse:

A pessoa feliz é aquela que aproveita esses meses, dias e horas especiais, e se aproxima do seu Senhor durante esses tempos, através dos actos de adoração; ele provavelmente será tocado pelas bênçãos de Allah e sentirá a alegria de saber que ele está a salvo das chamas do inferno.

Fonte: Al-Lataa’if (página: 8).

Realizar boas ações (em geral):

Os primeiros dez dias de Dhul-Hijjah são, sem dúvida, os melhores e mais virtuosos dias do ano. Sobre isso, O Profeta صلى الله عليه وسلم disse:

Os melhores dias do mundo (isto é, da vida mundana) são os dez dias. [1]

Ibnul-Qayyim (morreu 751H) رحمه الله disse:

De facto, esses dias são os mais excelentes de todos os dias perante Allah. E foi relatado em Sahiih Al-Bukhaarii (no.1249), de Ibn Abbaas ‎رضي الله عنهما que relatou que o Profeta صلى الله عليه وسلم disse: ‘Não há dias em que as [boas] ações sejam mais amadas por Allah do que nestes dez dias.’ As pessoas perguntaram: ‘Nem Jihaad no caminho de Allah?’ Ele ﷺ disse: ‘Nem mesmo Jihaad no caminho de Allah, excepto no caso de um homem que saía consigo mesmo e com a sua riqueza, e não traz nada de volta.’

E é desses dez dias que Allah – O Altíssimo – fez um juramento no seu livro, ao dizer:

وَالفَجرِ وَلَيَالٍ عَشرٍ

“Pelo alvorecer; e Pelas dez noites (ou seja, os primeiros dez dias do mês de Dhul-Hijjah).”

[Suurat-ul-Fajr: 1-2]

E assim, é recomendável aumentar em [dizer] Takbiir (dizendo Allahu Akbar), Tahliil (dizendo Laa ilaaha illallah) e Tamhiid (dizendo Alhamdulillah) durante esses dias… [2]

O Profeta صلى الله عليه وسلم disse:

Não há dias melhores perante Allah, e nos quais as boas ações são mais amadas por Ele, do que estes dez dias. Portanto, aumenta em Tasbiih (dizendo Subhaanallah), Tahmiid, Tahliil e Takbiir, durante eles. [3]

Jejum do dia de Arafah:

O nono dia de Dhul-Hijjah é o dia de Arafah, já que é neste dia que os peregrinos se reúnem na planície montanhosa de Arafah, orando e suplicando ao seu Senhor.

É mustahabb (recomendado) para aqueles que não são peregrinos, que jejuem neste dia, já que o Profeta صلى الله عليه وسلم foi questionado sobre o jejum no dia de Arafah, então ele ﷺ disse:

Expia os pecados do ano passado e do próximo ano. [4]

Da mesma forma, o Profeta صلى الله عليه وسلم disse:

Não há dia em que Allah livra as pessoas do Fogo mais do que no dia de Arafah. Ele – O Altíssimo –  se aproxima [daqueles que estão em Arafah] e os bendiz (isto é, os elogia) diante os Seus Anjos, dizendo: “O que eles querem? [5]

Imaam at-Tirmidhii (morreu 275H) رحمه الله disse:

As pessoas de Conhecimento consideram mustahabb (recomendado) jejuar no dia de Arafah, excepto os que estão em Arafah (isto é, os peregrinos). [6]

Sacrificar no dia de An-Nahr, Eidul-Adhaa ou nos três dias seguintes:

O décimo dia de Dhul-Hiijah é conhecido como o dia de An-Nahr (isto é, o dia do Sacrifício, no qual se abate os animais), uma vez que marca o fim dos principais rituais de Hajj (Peregrinação) e se comemora a generosidade e a misericórdia de Allah – O Altíssimo – sendo que Allah deu ao seu amado Profeta Ibraahiim عليه السلام (que a Paz de Allah esteja sobre ele) um carneiro para ele sacrificar no lugar do seu filho primogênito Ismaa’iil عليه السلام. E dos dez melhores dias do ano, é o dia de An-Nahr, que é o dia do ano com mais excelência perante Allah.

Chaikhul-Islaam Ibn Taymiyyah (morreu 728H) رحمه الله disse:

O dia com mais excelência da semana é o dia da sexta-feira, de acordo com os Sábios. E o dia com mais excelência do ano é o dia de An-Nahr. E alguns dos Sábios disseram que é o dia de Arafah. No entanto, a primeira opinião é a correta, uma vez que é relatado que o Profeta صلى الله عليه وسلم disse: ‘Os dias com mais excelência perante Allah são o dia de An-Nahr, e o dia de Al-Qarr (o dia em que os muçulmanos residem em Minaa).’ [7] [8]

O Profeta صلى الله عليه وسلم disse:

Este é dia do maior Hajj [o dia de An-Nahr (Sacrifício)]. [9]

O dia de An-Nahr também é conhecido como Eidul-Adhaa (a Festa do Sacrifício) e é um dos dois principais festivais que Allah concedeu a esta Ummah.

Anas ‎رضي الله عنه disse:

O Profeta صلى الله عليه وسلم chegou a Al-Madiinah, e as pessoas – desde os tempos de jaahiliyyah (ignorância pré-islâmica) – tinham dois dias [que eles marcaram] para diversão e entertimento. Então o Profeta صلى الله عليه وسلم perguntou: ‘Qual é o significado destes dois dias?’ Eles disseram: ‘Costumávamos nos entreter neles [no período pré-islâmico].’ Então o Profeta صلى الله عليه وسلم disse: ‘Allah os substituiu para vocês por algo melhor; o dia de Al-Adhaa (sacrifício) e o dia de Al-Fitr (fim do jejum).’ [10]

O Profeta صلى الله عليه وسلم também disse:

O dia de Al-Fitr, e o dia de An-Nahr, e os dias de at-Tashriiq (os três dias após An-Nahr) são os nossos dias de Eid (festividade); e são dias de comer e beber. [11]

Eidul-Adhaa, é um dia em que os muçulmanos sacrificam (abatem) um camelo, vaca, ovelha ou cabra, em comemoração do sacrifício de Ibraahiim عليه السلام. E esse sacrifício é uma obrigação para todos aqueles que têm os meios para fazê-lo – de acordo com a opinião mais correta dos Sábios. [12] A evidência disso é que o Profeta صلى الله عليه وسلم disse:

Quem tem a capacidade de sacrificar, mas escolhe não fazê-lo, então não deve aproximar-se do nosso local de oração (Eid). [13]

E Ele صلى الله عليه وسلم disse:

Aquele que sacrificou antes da oração, então que o faça novamente [em substituição do que sacrificou antes da oração]. Mas quem [ainda] não sacrificou, então que sacrifique. [14]

Portanto, essa ordem se refere àqueles que têm a capacidade de fazê-lo – e Allah sabe melhor.

No que diz respeito aos que pretendem sacrificar – normalmente o chefe de família – a eles lhes é proibido cortar o cabelo ou as unhas, a partir do primeiro dia de Dhul-Hijjah até depois do sacrifício. O Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم disse:

Quando os dez dias começarem, e um de vocês pretende sacrificar, então que não corte os cabelos ou as unhas. [15]

Glorificar Allah com o Takbiir:

Desde o dia de Arafah (o dia 9 de Dhul-Hijjah), até à oração de Al-Asr do dia treze de Dhul-Hijjah, são dias em que o takbiiraat (dizer Allahu Akbar) deve ser dito.

Imaam al-Khattaabii (morreu 456H) رحمه الله disse:

A sabedoria por detrás do takbiiraat, é que nos tempos de jaahiliyyah (ignorância pré-islâmica), eles costumavam sacrificar para as suas tawaaghiit (falsas entidades de adoração). Portanto, o takbiiraat foi prescrito para indicar que o acto de sacrifício é [dirigido] somente a Allah, e mencionando apenas o Seu –  Poderoso e Majestoso – Nome. [16]

Chaikhul-lslaam Ibn Taymiyyah رحمه الله disse:

Todos os louvores são para Allah. A opnião mais correta sobre o takbiir – e o que a maioria dos Salaf (Predecessores Piedosos) e os Sábios entre os Companheiros رضي الله عنهم e Imaams faziam – é começar o takbiir desde Al-Fajr (alvorada) no dia de Arafah, até ao último dia de at-Tashriiq (décimo terceiro dia de Dhul-Hijjah), após cada oração. [17]

Ibn Abii Chaibah رحمه الله disse:

Ali ‎رضي الله عنه costumava começar o takbiir após a oração de Al-Fajr no dia de Arafah, até depois da Oração de Al-Asr no último dia de at-Tashriiq. [18]

No que diz respeito ao que se diz no takbiiraat, nada autêntico foi narrado do Profeta صلى الله عليه وسلم. No entanto, certas palavras foram autenticamente atribuidas a um grupo dos Companheiros رضي الله عنهم.

Ibn Mas´uud رضي الله عنه dizia:

الله أكبر، الله أكبر، الله أكبر، لا إله إلا الله، والله أكبر، الله أكبر ولله الحمد

[Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, Laa ilaha illallah, wallahu akbar, Allahu akbar wa lillahil-hamd.]

“Allah é O Maior, Allah é O Maior, Allah é O Maior. Não há nenhuma divindade com o direito de ser adorada, excepto Allah. E Allah é O Maior, Allah é O Maior. E para Allah são todos louvores.” [19]

Ibn Abbaas رضي الله عنهما dizia:

الله أكبر، الله أكبر، الله أكبر، ولله الحمد، الله أكبر وأجل، الله أكبر على ما هدانا

[Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, wa lillahil-hamd. Allahu akbar wa ajalla. Allahu akbar alaa maa hadaanaa.]

“Allah é O Maior, Allah é O Maior, Allah é O Maior, E para Allah são todos louvores. Allah é O Maior e Sublime. Allah é O Maior sobre o que Ele nos guiou.” [20]

Infelizmente, muitos muçulmanos negligenciam o takbiir em conformidade pelo estabelecido por os nossos Salaf-us-Saalih (Predecessores Piedosos) e, em vez disso, recorrem a adições (inovações) que não têm base alguma.

Al-Haafidh Ibn Hajr (morreu 856H) رحمه الله disse:

De facto, as adições (isto é, inovações) que foram inventadas neste dia, não têm base alguma. [21]

Todo o bem está em seguir os Salaf (Predecessores), e todo mal está nas inovações dos que vieram depois eles.

E todos louvores são para Allah e que os Elogios e as Paz de Allah estejam sobre o nosso Profeta – Muhammah , a sua família e todos aqueles que o seguem em retidão até o Dia do Julgamento.

Referências:

[1] Ibn Hibbaan e Al-Bazzaar (1/234); Foi autenticado por Chaikh Al-Albaanii em Sahiihul-Jaami (no.1133).

[2] Zaadul-Ma’aad (1/56).

[3] at-Tabaraanii em Al-Kabiir (3/110/1); Foi autenticado por Al-Mundharii em at-Targhiib wat-Tarhiib (2/24).

[4] Sahiih Muslim (no. 1162) de Abuu Qataadah ‎رضي الله عنه.

[5] Sahiih Muslim (no. 1348) de Aaicha ‎رضي الله عنها.

[6] Jaamihut-Tirmidhii (3/377).

[7] Abu Daawuud (no.1765); Foi autenticado por Al-Albaanii em Irwaa Al-Ghaliil (no. 2018).

[8] Majmuuh Al-Fataawaa (25/288).

[9] Abu Daawuud (no. 1945) de Ibn Umar رضي الله عنهما; Foi autenticado por Al-Albaanii em Irwaa Al-Ghaliil (no. 1101).

[10] Abu Daawuud (no.1134); Foi autenticado por Al-Albaanii .

Musnad Imaam Ahmad (3/103); Foi autenticado por Al-Haafidh Ibn Hajr em Buluughul-Maraam (no.398).

[11] Musnad Imaam Ahmad (no. 1945) de Uqbah Ibn Aamir رضي الله عنه; Foi autenticado por Al-Albaanii em Sahiihul-Jaamih (no. 8192).

[12] Como explicado por Ibn Taymiyyah رحمه الله em Majmuuh Al-Fataawaa (23/162-164).

[13] Ibn Maajah (no. 3123) de Abu Hurayrah ‎رضي الله عنه; Foi autenticado por Chaikh Al-Albaanii em Takhriij Muchkilatul-Fiqr (no.398).

[14] Sahiih Al-Bukhaarii (no. 5562) e Muslim (no. 1960) de Jundub Ibn Abdullah Al-Bajalii رضي الله عنه.

[15] Sahiih Muslim (no.1977) de Umm Salamah رضي الله عنها.

[16] Como mencionado em Fathul-Baarii (21/586).

[17] Majmuuh Al-Fataawaa (24/220). No entanto, e o que parece mais correto é não restringir o takbiiraat a ser somente [logo] após cada oração, como Al-Haafidh Ibn Hajr mencionou em Fathul-Baarii (21/587).

[18] Ibn Abii Chaibah em Al-Musannaf (1/2/2); Foi autenticado por Al-Albaanii em Irwaa Al-Ghaliil (31/125).

[19] Ibn Abii Chaibah (no.5633); Irwaa Al-Ghaliil (3/125) de Al-Albaanii.

[20] Al-Baihaqii (3/315) com uma autêntica cadeia de narração.

[21] Fathul-Baarii (2/536).

Compilado e Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

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