Ibn Rajab رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:
“Quem perdeu a oportunidade [neste ano] de permanecer de pé em Arafah (realizar), então que cumpra (realize) para Allah em relação aos Seus direitos naquilo que ele esteja ciente;
Quem foi incapaz de passar a noite em Muzdalifah, então que tenha determinação em passar as noites em obediência a Allah, e de facto se aproximará e obterá a proximidade de Allah ﷻ [por meio disso];
Para quem não foi possível ficar na vizinhança de Al-Khaif (em Mina), então que realize [para Allah] com direito de esperança e medo.
Quem foi incapaz de abater o seu sacrifício em Minah, então que abata os seus desejos aqui mesmo – e de facto terá alcançado o [seu] objectivo.
Quem foi incapaz de alcançar (visitar) a Casa (Ka’bah) porque estava longe; então, que pretenda (intencione) o Senhor da Casa (Allah ﷻ), pois veramente, Ele ﷻ está mais próximo daquele que O invoca e que tem esperança nEle do que a sua veia jugular [1].”
[1] Como Ele – O Altíssimo – afirmou:
وَلَقَدۡ خَلَقۡنَا الۡاِنۡسَانَ وَنَعۡلَمُ مَا تُوَسۡوِسُ بِهٖ نَفۡسُهٗ ۖۚ وَنَحۡنُ اَقۡرَبُ اِلَيۡهِ مِنۡ حَبۡلِ الۡوَرِيۡدِ
“E de facto criamos o homem, e sabemos o que a sua alma sussurra para ele mesmo, e estamos mais próximos dele do que sua veia jugular.” [Suurat Qaaf: 16]
Fonte: Lataa’if Al-Ma’aarif (página: 287).
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.