O que é Dhulm (opressão)?

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Chaikh Saalih Al-Fawzaan حفظه الله (que Allah o preserve) disse:

“Dhulm (opressão) é de três tipos, de acordo com as pessoas de conhecimento (ou seja, os Sábios):

Primeiro tipo de Dhulm:

O maior deles é o Chirk (associar outras entidades com Allah em criação, adoração e tudo mais).
E porque é que o Chirk é referido como Dhulm? Isso porque a base da injustiça é colocar algo num lugar que não é o seu devido lugar. E o significado de Chirk é direcionar actos de adoração para outro que não o seu devido lugar e esta é a maior injustiça – porque quando eles (isto é, as pessoas que praticam o chirk) dirigem os actos de adoração para outro que não o seu lugar [por direito] e para aqueles que não merecem isso, eles põem os seres criados ao nível do Criador (Allah – O Altíssimo) e põem um fraco (isto é, um ser criado) ao nível do Al-Qaium [O Único Perfeito em Força (Allah – O Altíssimo)], que não é capaz de fazer nada (isto é, o ser criado). Portanto, existe alguma injustiça maior que essa?

O segundo tipo de Dhulm:

É cometido quando uma pessoa se oprime a si própria, cometendo pecados. Um pecador se oprime porque se expõe à punição de Allah – O Altíssimo, sendo que é obrigado a ele salvar-se e colocar-se numa situação apropriada, que é obedecer a Allah etc.

O terceiro tipo de Dhulm: 

É cometido quando uma pessoa oprime os outros (ou comete injustiça contra eles) como: tomar posse das suas riquezas (ilegalmente), ou difamando, ou espalhando mentiras acerca deles, ou roubando as suas posses, ou violando a honra das pessoas através da calunia, contar mentiras (acerca das pessoas), difamar, derramar o seu sangue por homicídio ilegal, ou causar danos, infligir ferimentos, degradar as pessoas sem direito etc.”

Fonte: Iaanah Al-Mustafiid bi-charhi Kitaab At-Tawhiid (página: 55-56).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

830 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A tramóia do Chaytaan é fraca...

Qua Jun 17 , 2020
A-Dhahabi رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse: Muitos dos companheiros do Imaam Al-Bukhaari diziam a ele: ‘Algumas pessoas falam mal de ti.’ Ele (Al-Bukhaari) رحمه الله respondia:  Na verdade, a tramóia do Chaytaan é fraca. E ele (Al-Bukhaari) رحمه الله recitava o seguinte versículo:  وَلَا يَحِيقُ ٱلْمَكْرُ ٱلسَّيِّئُ إِلَّا بِأَهْلِهِ  “A tramóia do mal abrange apenas aquele […]