Ibn Abbaas رضي الله عنهما (que Allah esteja satisfeito com os dois), que disse: O Profeta صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre ele) passou por duas sepulturas e disse:
Eles estão a ser punidos, mas eles não estão a ser punidos por algo que era difícil de evitar. Um deles não tomava precauções para evitar (o seu corpo ou roupas de ficarem sujas com) urina, e o outro costumava espalhar boatos maliciosos.
Então ele صلى الله عليه وسلم pegou num ramo fresco de folha de palmeira e o dividiu em dois e colocou um em cada uma das duas sepulturas. Eles disseram:
Ó Mensageiro de Allah, porque é que fizeste isso? Ele صلى الله عليه وسلم disse: ‘Talvez o tormento seja reduzido para eles enquanto isso não secar.’
Fonte: Narrado por Al-Bukhari (218) e Muslim (292).
Chaikh Ibn Baaz رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) disse:
“Isso não é prescrito no Islão (isto é, colocar ramos de folhas de palmeiras ou qualquer tipo de flores) mas sim é bid’ah (uma inovação), porque o Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم apenas colocou o ramo de folhas de palmeira nas duas sepulturas das pessoas cujo tormento ele صلى الله عليه وسلم estava ciente; Ele صلى الله عليه وسلم não os colocou em nenhuma outra sepultura. A partir disso, sabemos que não é permitido colocar esse tipo de coisas em sepulturas, porque o Profeta صلى الله عليه وسلم disse:
Quem introduzir algo (de novo) neste nosso assunto (Islão) que não seja parte dele, ser-lhe-á rejeitado.
De acordo com uma versão narrada por Imaam Muslim:
Quem fizer algo que não faz parte desta nossa questão (Islão), será rejeitado.
Da mesma forma, não é permitido escrever nas sepulturas ou colocar flores nelas, por causa dos dois Ahaadiths citados anteriormente, e porque o Profeta صلى الله عليه وسلم proibiu revestir (emplastrar) as sepulturas, erguendo estruturas sobre elas, assim como sentar-se nelas e também escrever nelas.”
Fonte: Majallat Al-Buhuuth Al-Islamiyyah (68/50).
Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.