Virtudes do Jejum

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

O jejum em si mesmo é uma ação que tem muitas virtudes e recompensas, Allah – Aquele que é livre de todas as imperfeições – revelou no Seu Livro [o Alcorão]: 

وَاَنۡ تَصُوۡمُوۡا خَيۡرٌ لَّـکُمۡ اِنۡ كُنۡتُمۡ تَعۡلَمُوۡنَ 

«...e que vocês jejuem é melhor para vocês, se vocês soubessem.» 
[Suurat-ul-Baqarah: 184] 

Em ordem para entender-mos o quão valioso é jejuar, o Mensageiro de Allah ﷺ informou-nos que o jejum é um escudo contra o Fogo do Inferno, uma proteção contra os desejos, uma causa para entrar no Paraíso e uma porta dos portas do Paraíso que foi particularizada para o jejum, assim como outros méritos. 

▪️Um escudo contra o Fogo do Inferno: 

Ele صلى الله عليه وسلم disse: 

الصِّيَامُ جُنَّةٌ يَسْتَجِنُّ بِهَا الْعَبْدُ مِنَ النَّارِ 

O jejum é um escudo com o qual o servo se protege do fogo.  

Fonte: Musnad de Imaam Ahmad (no.14669).

O jejum enfraquece e corta os desejos, sendo que os desejos podem causar a punição do fogo, então pode-se notar que o jejum age como uma proteção, como uma barreira, um escudo, entre a pessoa que jejua e o fogo. O jejum protege a pessoa de se envolver em falas prejudiciais a ela, argumentos e discussões. Também faz desenvolver o hábito de autocontrole e restrição. 

É por essa razão que o Mensageiro de Allah ﷺ ordenou aos homens que não se podem casar, a praticarem o acto de jejuar. O jejum cortará o desejo sexual, diminuindo o vigor do corpo, acalmando-o e restringindo-o. 

Ele صلى الله عليه وسلم disse:  

يَا مَعْشَرَ الشَّبَابِ مَنِ اسْتَطَاعَ الْبَاءَةَ فَلْيَتَزَوَّجْ، فَإِنَّهُ أَغَضُّ لِلْبَصَرِ، وَأَحْصَنُ لِلْفَرْجِ، وَمَنْ لَمْ يَسْتَطِعْ فَعَلَيْهِ بِالصَّوْمِ 

Ó jovens! Quem de vocês é capaz de se casar, então que se case, pois isso restringe os olhos e protege as partes íntimas, e aquele que é incapaz [de se casar], então que jejue.

Fonte: Sahiih Al-Bukhaari (no.5066) e Sahiih Muslim (no.1400).

▪️Uma causa para entrar no paraíso: 

Já que o jejum distancia a pessoa do fogo, aproxima-a do Paraíso.  

O Mensageiro ﷺ foi questionado por seu Companheiro Abu Umaamah رضي الله عنه (que Allah esteja satisfeito com ele):  

يَا رَسُولَ اللَّهِ مُرْنِي بِعَمَلٍ 

Ó Mensageiro de Allah informa-me duma ação [que eu deva fazer].

Ele صلى الله عليه وسلم disse:  

عَلَيْكَ بِالصَّوْمِ فَإِنَّهُ لاَ عِدْلَ لَهُ 

Jejua, pois veramente, não há nada igual a isso.

Fonte: Sunan An-Nasaa’i (no.2223).

▪️Uma recompensa imensa: 

Toda ação do filho de Adão recebe múltiplas recompensas, cada boa ação recebendo desde dez vezes até setecentas vezes. Allah – O Altíssimo – disse [num Hadiith Qudsi]: 

كُلُّ عَمَلِ ابْنِ آدَمَ لَهُ، إِلاَّ الصَّوْمَ فَإِنَّهُ لِي، وَأَنَا أَجْزِي بِهِ، وَلَخَلُوفُ فَمِ الصَّائِمِ أَطْيَبُ عِنْدَ اللَّهِ مِنْ رِيحِ الْمِسْكِ ‏‏ 

‘Toda ação do filho de Adão é para ele, excepto o jejum, pois é para Mim e Eu vou recompensá-lo [por isso].’ O cheiro da boca duma pessoa em jejum é melhor para com Allah do que o cheiro de Al-Misk (tipo de perfume).

Fonte: Sahiih Al-Bukhaari (no.5927).

A principal virtude do jejum, como em qualquer ação, é que ela é feita puramente por amor a Allah. A diferença do jejum é que é um acto completamente oculto dos outros (isto é, não é visível às pessoas) por isso é feito apenas para o prazer de Allah (ao contrário, por exemplo: a oração, Al-Hajj etc, ou outros tipos de adoração visíveis) e assim Allah recompensa especialmente o Seu servo. 

▪️Uma intercessão: 

Outra grande virtude do jejum é que actuará como intercessor com Allah no Dia do Juízo – um dia em que necessitaremos da intercessão. 

Ele صلى الله عليه وسلم disse

الصِّيَامُ وَالْقُرْآنُ يَشْفَعَانِ لِلْعَبْدِ يَوْمَ الْقِيَامَةِ يَقُولُ الصِّيَامُ أَيْ رَبِّ مَنَعْتُهُ الطَّعَامَ وَالشَّهَوَاتِ بِالنَّهَارِ فَشَفِّعْنِي فِيهِ وَيَقُولُ الْقُرْآنُ مَنَعْتُهُ النَّوْمَ بِاللَّيْلِ فَشَفِّعْنِي فِيهِ قَالَ فَيُشَفَّعَانِ 

O Jejum e o Alcorão serão intercessores para o servo no Dia da Ressurreição. O jejum dirá: ‘Ó meu Senhor, eu impedi-o da comida e desejos durante o dia, então aceita a minha intercessão por ele’; e o Alcorão dirá: ‘Eu impedi-o de dormir à noite, então aceita a minha intercessão por ele.’ Então as suas intercessões serão aceites. 

Fonte: Musnad Imaam Ahmad (no.6626).

▪️Expiação de vários pecados: 

Allah – O Altíssimo – também fez do jejum uma expiação para certos pecados. Isso significa que, se alguém cometer um desses pecados, poderá expiar [o pecado] com o jejum dum número fixo de dias. O jejum é uma expiação para: 

  • rapar ou cortar o cabelo enquanto estiver em estado de ihraam (isto é, enquanto alguém está realizando os rituais de Hajj ou Umrah). [Suurat-ul-Baqarah: 196] 
  • Alguém que é incapaz de efectuar o sacrifício obrigatório durante Al-Hajj. [Suurat-ul-Baqarah: 196] 
  • Matar acidentalmente uma pessoa com quem se tem um tratado. [Suurat An-Nisaa:92] 
  • Caçar em estado de ihraam. [Suurat-ul-Maa’idah: 95] 
  • Quebrar um juramento. [Suurat-ul-Maa’idah: 893] 

▪️Ar-Rayaan (Porta do Paraíso) para as pessoas que jejuam: 

Allah – O Único livre de todas as imperfeições – particularizou uma porta das portas do Paraíso para aqueles que jejuam. 

O Profeta صلى الله عليه وسلم disse: 

إِنَّ فِي الْجَنَّةِ بَابًا يُقَالُ لَهُ الرَّيَّانُ يَدْخُلُ مِنْهُ الصَّائِمُونَ يَوْمَ الْقِيَامَةِ لاَ يَدْخُلُ مَعَهُمْ أَحَدٌ غَيْرُهُمْ يُقَالُ أَيْنَ الصَّائِمُونَ فَيَدْخُلُونَ مِنْهُ فَإِذَا دَخَلَ آخِرُهُمْ أُغْلِقَ فَلَمْ يَدْخُلْ مِنْهُ أَحَدٌ 

No Paraíso há uma porta chamada Ar-Rayyaan, pela qual apenas os jejuadores entrarão no Dia da Ressurreição. Ninguém mais entrará com eles. Será proclamado: ‘Aonde estão os jejuadores para que sejam admitidos nela? E quando a último deles entra, [a porta] será fechada e ninguém mais entrará.

Fonte: Sahiih Muslim (no.1152).

O estatuto do jejum e o seu lugar no Islão devem ser claros para nós, e também as grandes recompensas que aguardam aquele que jejua [procurando o prazer de Allah]. As recompensas podem no entanto, aumentar ou diminuir, dependendo de quão próximo esteja da Sunnah do Mensageiro de Allah ﷺ. Portanto, devemos assim conhecer as características do seu jejum, juntamente com os deveres obrigatórios, as suas maneiras e as súplicas relevantes e depois colocar isso em prática. 

Que Allah – O Altíssimo –  conceda-nos a capacidade de fazer aquilo que nos permite obter os frutos deste mês e nos tornar dentre aqueles que entrarão no Seu Paraíso através da porta Ar-Rayyaan. 

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

732 Visualizações
Partilha!

Next Post

Qual é a conexão entre o Jejum e a Súplica? 

Seg Abr 19 , 2021
Allah – O Altíssimo – disse:   وَإِذَا سَأَلَكَ عِبَادِى عَنِّى فَإِنِّى قَرِيبٌ ۖ أُجِيبُ دَعْوَةَ ٱلدَّاعِ إِذَا دَعَانِ ۖ فَلْيَسْتَجِيبُوا۟ لِى وَلْيُؤْمِنُوا۟ بِى لَعَلَّهُمْ يَرْشُدُونَ ‏  «E quando os Meus servos te perguntarem [Ó Muhammad ﷺ sobre mim, então responde-lhes], veramente, Eu estou realmente próximo [deles, pelo Meu Conhecimento]. Eu respondo à […]