Qual é a prova do verdadeiro amor por Allah?

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Uma pessoa perguntou ao Chaikh Al-Albaani رحمه الله (que Allah tenha misericórdia para com ele) o seguinte:

“É obrigatório para uma pessoa que ama a outra dizer a ela: ‘Eu amo-te por Allah?’”

Chaikh Al-Albaani رحمه الله respondeu:

Sim, mas o amor por Allah tem um grande valor e aqueles que sabem esse valor são muito poucos!! Conheces o seu valor? Existe alguém que saiba o seu valor?

Uma pessoa na reunião respondeu ao Chaikh رحمه الله :

“O Mensageiro صلى الله عليه وسلم (que os Elogios e a Paz de Allah estejam sobre Ele) disse: ‘Há sete pessoas a quem Allah dará sombra com a Sua sombra [isto é, a sombra do Trono de Allah]…’ E entre eles são duas pessoas que se amam por Allah – elas se encontram e partem uma da outra nesse princípio (por Amor a Allah).”

Chaikh Al-Albaani رحمه الله respondeu:

Essa afirmação é válida dentro do seu contexto, mas não é a resposta para a questão, pois é uma definição próxima de ‘Amor em nome de Allah’, mas não uma definição abrangente. Eu não quero dizer a recompensa na Al-Aakhirah, a minha pergunta é: Qual é a coisa valiosa que deve ser dada por uma pessoa que ama outra pessoa por Allah? A intenção por detrás da minha pergunta é: qual é a ação que mostraria [como prova] que o amor por Allah existe entre duas pessoas que afirmam amor uma pela outra por causa de Allah; porque talvez seja que duas pessoas se amam, mas o amor delas é baseado na admiração das características uma pela outra. Isto é, qual é a prova do verdadeiro amor por Allah? 

Uma segunda pessoa respondeu ao Chaikh رحمه الله:

“Amar para o seu irmão o que ama por si mesmo.”

Chaikh Al-Albaani رحمه الله disse:

Esta é uma das qualidades de amar por Allah.

Uma terceira pessoa disse ao Chaikh رحمه الله:

“A resposta pode ser encontrada nos Ahaadiths: Existem três coisas que quando encontradas numa pessoa, ela provará a doçura do Imaan… E uma dessas coisas é uma pessoa que ama a outra para nada mais do que por amor a Allah.”

Chaikh Al-Albaani رحمه الله disse:

Esta não é a resposta, ao contrário, este é um dos efeitos do amor por Allah – a doçura encontrada em teu coração.

Uma quarta pessoa disse ao Chaikh Al-Albaani رحمه الله: 

Allah – O Altíssimo – disse:

وَٱلۡعَصۡرِ

إِنَّ ٱلۡإِنسَـٰنَ لَفِى خُسۡرٍ

إِلَّا ٱلَّذِينَ ءَامَنُواْ وَعَمِلُواْ ٱلصَّـٰلِحَـٰتِ وَتَوَاصَوۡاْ بِٱلۡحَقِّ وَتَوَاصَوۡاْ بِٱلصَّبۡرِ

“Por Al-Asr (o tempo). Veramente a humanidade está perdida; Excepto aqueles que acreditam [no Monoteísmo Islâmico] e fazem boas ações e se recomendam (isto é, aconselham) uns aos outros à verdade [ou seja, ordenam uns aos outros para realizar todos os tipos de boas ações que Allah ordenou e a absterem-se de todos os tipos de pecados e más ações que Allah proibiu], e se recomendam uns aos outros à paciência [para com os testes, sofrimentos, danos e lesões que se pode encontrar na Causa de Allaah].

[Suurat-ul-Asr]

Chaikh Al-Albaani رحمه الله respondeu:

Muito bem! Essa é a resposta. Se eu realmente amo-te por Allah, eu vou-te dar conselhos e da mesma forma tu farás o mesmo por mim. Este acto de dar conselhos é muito raro entre aqueles que afirmam que se amam por causa de Allah. Pode ser que haja alguma sinceridade em seu amor, mas não é completo. Portanto, cada um de nós deve salvaguardar o outro, e neste caso a coisa valiosa a ser dada devido a se amarem uns aos outros por causa de Allah é que todos sinceramente se aconselham uns aos outros, ordenando o bem e proibindo o mal – sempre e para sempre. E tem sido relatado que era da prática dos Sahaabah (Companheiros do Profeta صلى الله عليه وسلم) que, quando partiam uns dos outros após a reunião, um deles recitava a Suurah Al-Asr para o outro.

[As-Sahiihah (no.2648) página 308; A Isnaad desta narração é autêntica]

Fonte: Al-Haawah min fataawa Al-Chaikh Al-Albaani (página: 165).

Traduzido por: Abu Faysal Ali Alburtugaali.

625 Visualizações
Partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Ações realizadas para outros senão Allah são uma causa de destruição...

Ter Jun 23 , 2020
Allah – O Altíssimo – disse: مَثَلُ الَّذِيۡنَ كَفَرُوۡا بِرَبِّهِمۡ​ اَعۡمَالُهُمۡ كَرَمَادِ ۨاشۡتَدَّتۡ بِهِ الرِّيۡحُ فِىۡ يَوۡمٍ عَاصِفٍ​ؕ لَا يَقۡدِرُوۡنَ مِمَّا كَسَبُوۡا عَلٰى شَىۡءٍ​ؕ ذٰ لِكَ هُوَ الضَّلٰلُ الۡبَعِيۡد “A parábola daqueles que descreram em seu Senhor é que as suas ações são como cinzas, nas quais o vento sopra […]